Reunião Extraordinária do CMT delibera sobre destinação de verba do Dadetur 2021

As propostas para investimento do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) em Ubatuba, referentes ao exercício de 2021, foram enviadas para o setor competente do Governo do Estado na última semana.

O documento é composto, também, pela ata da reunião extraordinária online do Conselho Municipal de Turismo – CMT, na qual foi discutida a destinação da verba, na casa de R$ 3.416.400,36 e que, obrigatoriamente, deve ser investida em “estruturas” e não em eventos.

Ficou decidido que haverá uma divisão desse montante, devendo contemplar:

1 –  a construção de um portal (com estrutura física que comporte salas de atendimento ao turista e para sediar equipe do DER). Sobre essa obra, ainda serão acertados detalhes sobre o material e projeto, mas o Conselho optou pela instalação na entrada principal pela Rodovia Oswaldo Cruz. O investimento será de R$1,5 milhões.

2 – a revitalização de 17 pontos que compõem o Centro Histórico (para a implantação de roteiro turístico permanente com visitação a esses pontos). Trata-se de uma iniciativa que visa valorizar a cidade, sua história e os profissionais da categoria Guias de Turismo.

As melhorias serão em: infraestrutura, informação e/ou paisagismo. Investimento de R$ 850 mil;

3 – a revitalização do Farol da Ponta Grossa, com implantação de deck, bancos e iluminação, possibilitando o acesso e incentivando a visitação do local. Investimento de R$ 500 mil;

4 –  a restauração e revitalização das ruínas da Lagoinha. Repasse de R$ 200 mil

5 – a revitalização do centro de Eventos onde é realizada a Festa da Mandioca, no Sertão do Ubatumirim, que necessita de melhorias estruturais como instalação de centro de apoio ao turista, banheiro público ecológico e etc. Investimento de R$ 250 mil;

6 – a aplicação de novas placas de informação e lixeiras nos pontos e rotas turísticas. Verba de R$116.400,36.

Para o secretário de Turismo de Ubatuba, Alessandro Luís Morau, “foi uma reunião muito  propositiva. Todos os membros do Conselho expuseram suas ideias anteriormente, por meio de um formulário online. Além disso, os investimentos atenderam às expectativas do CMT e não algo direcionado pelo executivo”.