Dia da Árvore é celebrado com plantio de mudas nativas

Dia 21 de setembro é celebrado o dia da árvore, data foi escolhida com o propósito de promover a reflexão acerca da responsabilidade coletiva em prol do meio ambiente e conservação.

Para comemorar, a Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de 15 mudas nativas na Creche Cursino, Estufa II, com a participação dos alunos da escola Maria Josefina.

Além dessa ação, a Secretaria também colaborou com a doação de 30 mudas ao grupo Tamoio, que realizou ações de plantio com os alunos dos 4º e 5º anos da escola João Alexandre, bairro Sesmaria. Foram plantadas mudas de quaresmeiras, angicos, araçás, cedro rosa, canela amarela, ingás, pau-jacaré, guanandi, figueiras, urucum e aroeiras.

Durante a ação, alunos e professores compartilharam conhecimentos ao participarem de dinâmicas sobre a importância das árvores não só para o bem-estar dos humanos, como para toda a vida, e emocionaram-se, pois o plantio representou uma homenagem e um legado que deixaram para sempre na escola, disse o professor Alexandre Magno.

Ainda no bairro, as crianças também realizaram plantios no projeto Namaskar. Marcela Pedro, voluntária na ação, destacou “ações ambientais como esta nos fazem refletir junto aos estudantes sobre a importância das árvores como seres vivos, dos benefícios que elas nos proporcionam como a provisão de alimentos; a regulação da temperatura; redução da poluição sonora (locais protegidos pelas árvores diminuem significativamente o som propagado); protegem o solo; fornecem sombra, além de ser “a casa” de muitos animais e, também, embelezam a nossa cidade com suas flores.”

Crédito das fotos: Lidi Keche