Poder Executivo Municipal

Secretaria de Esportes e Lazer promove o Dia do Desafio em Ubatuba

Secretaria de Esportes e Lazer promove o Dia do Desafio em Ubatuba

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba promove na próxima quarta-feira, 25, o Dia Nacional do Desafio. O evento visa estimular e promover a prática de atividade física para promoção da saúde pelo maior número de pessoas. Serão realizadas diversas atividades pela pasta, entre elas aulas de alongamento, surf e vôlei.

O secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio, destacou a importância deste evento para o município. “A promoção da atividade física para políticas públicas sempre é algo muito relevante, o Dia do Desafio vai ressaltar o papel que atividade física tem, principalmente suas possibilidades”.

O Dia Nacional do Desafio faz parte de uma campanha mundial que incentiva a adoção de um estilo de vida mais ativo por meio da prática regular de atividades físicas e esportivas, visando o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Estamos bem felizes em receber esse evento e de fato oportunizar a prática para mais pessoas”, evidenciou o secretário.

Balio ressaltou que falar em atividade física é diretamente tratar da promoção de saúde. “A atividade física no município tem um papel muito relevante para nós, não só para a descoberta de talentos esportivos, o que sempre ocorre, mas principalmente para ter uma melhor qualidade de vida, mais tranquila e especialmente melhorar os indicadores de saúde.  Quando falamos de atividade física estamos falando diretamente de promoção de saúde”.

O Dia do Desafio é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, conta com governos, empresas e organizações da sociedade civil para mobilizar o maior número possível de pessoas praticando uma atividade físico-esportiva no dia. “Teremos então, desde caminhada e corrida até a prática de surfe e ginástica, que é o que a gente tem no município e que vai ficar mais evidente neste Dia do Desafio. É de fato a gente dar oportunidade para todos via promoção de atividade física, de forma sempre democrática e acessível”, completou Balio.

Segundo a coordenadora de eventos da pasta, Kátia Castilho, o dia do desfio surgiu para incentivar as pessoas a praticarem atividade física. “Tem como objetivo as pessoas mudarem o conceito, terem uma busca para melhor qualidade de vida, Ubatuba sempre participou”. Este ano a programação está de cara nova.

Como parte do desafio os munícipes poderão fazer exercícios independentes e ligar na secretaria de esportes para serem contabilizados a quantidade de pessoas praticando atividades físicas na cidade, das 8h às 21h, no telefone 12 3836-1026.

Trata-se de uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – coordenada no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

 

Programação Dia do Desafio – 25 de maio

 

Aberto ao público

Alongamento

Hora: 7h às 8h

Local: Praça da Baleia – Profº Kátia e Guilherme

Pista de Skate – Profº Valéria e Cláudia

 

Fechado para alunos inscritos nos projetos

Surf, Vôlei, Basquete e Futebol

Nos horários das aulas pais e filhos realizarão aula juntos

 

Natação

Hora: 16h15 às 17h30

No dia do desafio a equipe de natação vai cumprir sua parte fazendo o que sabem de melhor. O professor responsável pelas crianças e adolescentes se inspirou nos jogos de videogame para criar a ” Torre de Desafios “, que vai pôr a prova todas as habilidades aquáticas dos jovens atletas da natação da Piscina Municipal.

O desafio consiste em atividades dentro da piscina que durante os treinos os atletas já vêm aperfeiçoando como apneia, resistência e velocidade no nado, entre outras. As atividades vão aumentando a dificuldade conforme os atletas vão cumprindo cada uma delas. Ganha o desafio todos aqueles que cumprirem o desafio final.

Ginástica laboral para os funcionários da Prefeitura Municipal de Ubatuba.

/* * VLibras */