Disque Censo do IBGE pode ser usado para agendar visita domiciliar

Os moradores de Ubatuba que ainda não responderam ao questionário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) podem ligar para o “Disque Censo”, por meio do número de telefone 137, e solicitar o agendamento da visita domiciliar de um recenseado para o preenchimento da pesquisa do último Censo, que elabora e analisa indicadores da população brasileira.

A ligação é gratuita e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8h às 21h30. As informações são importantes para calcular o número de habitantes da cidade e contribuir para o desenvolvimento do município.

A coordenadora regional do IBGE para Ubatuba e Caraguatatuba, Isa Eugênia Silva, ressalta que além do agendamento pelo telefone, alguns recenseadores farão uma varredura pelos bairros da cidade para revisitar residências onde não foram localizados moradores ou houve recusa da entrevista.

Como funciona o “Disque Censo – 137”?

Ao discar o número “137”, o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

Foto: IBGE