FSS realiza desfile de encerramento do curso Moda Praia

Para celebrar a chegada do verão e o encerramento do Curso Moda Praia realizado no Centro de Capacitação do Trabalhador do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a Prefeitura de Ubatuba realiza um desfile de modas na avenida Iperoig a partir das 18 horas do dia 21 de dezembro.

Durante o evento, serão exibidas as peças idealizadas, modeladas e costuradas pelas 15 alunas que chegaram até o final e trabalharam durante os 20 dias de curso que, além da parte teórica e prática relacionada à costura, também abordou noções de empreendedorismo.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rita de Cássia Pereira, lembrou que o moda praia surgiu da proposta da prefeita, que idealizou o curso dentro do planejamento junto ao executivo. “Durante todo esse período, tentamos trabalhar da forma que é pra acontecer, conforme a projeção. Não é somente as máquinas, as linhas, são muitas coisas envolvidas”, destacou Rita.

Ela ainda comentou sobre esta modalidade de curso ser mais uma ferramenta para o FSS em promover capacitação, colaborando com a autoestima das pessoas e funcionando como uma forma de tirá-las da situação de vulnerabilidade. “Para as pessoas que estavam dentro de casa e não tinham nenhuma perspectiva, esse curso trouxe a vontade de conquistar muito mais. Além de trazer rentabilidade para o município e fomentar o Turismo, vamos fazer com que nossa economia acabe girando cada vez mais”, afirmou.

Apesar de ter familiaridade com a costura, a aluna Gislaine Bienzobasi nunca havia tido contato com a confecção de moda praia. “Aprender pra mim sempre foi muito importante e oi uma oportunidade que eu vi. Aprendi tudo relacionado à moda praia nesses 20 dias e foi essencial”, enfatizou a aluna.

Após já ter ficado em lista de espera aguardando a participação em cursos, a aluna Semiramis Ferreira finalmente conseguiu sua vaga e garantiu a participação nesta turma. “Realizei meu sonho. Eu aprendi a costurar na pandemia mas lidar com essas máquinas foi aqui mesmo. A professora tem muita paciência, ela foi ensinando devagarinho e consegui, é muito bom”, comemorou.

Todas as peças produzidas serão comercializadas após a realização do desfile e ficarão disponíveis na sede do Fundo Social. Todo o dinheiro arrecadado será revertido em material para o curso do próximo ano que vislumbra, inclusive, aumentar o repertório de peças, incluindo modelos como sungas, bermudas e saídas de praia.