Cidade de Ubatuba permanece em estado de atenção até dia 1º

Continua chovendo na manhã desta sexta-feira, 31, na cidade de Ubatuba, mas o volume de chuvas neste momento (10h) é bem menor do que o registrado no final da tarde de ontem. A Defesa Civil de Ubatuba informa que a cidade permanece em estado de atenção até o dia 1º porque há possibilidade de ocorrer precipitações mais intensas no decorrer do dia.

De acordo com diretor de Gestão da Defesa Civil Municipal, Ricardo Domingos Gil, apesar dos inúmeros chamados que o órgão recebeu, não houve nenhuma vítima durante o temporal. Em relação aos desabrigados, ele disse que apenas duas turistas que tinham alugado uma casa no Balneário Santa Cruz, no bairro da Maranduba, tiveram que deixar o imóvel que alagou e foram levadas para uma pousada da região.

BR-101 Rio Santos foi liberada às 22h15

A BR-101 Rio Santos foi liberada para os veículos às 22h15 após ser desobstruída por uma equipe da Secretaria de Infraestrutura de Ubatuba. A rodovia foi interditada ontem à tarde devido a um deslizamento na altura do quilômetro 61, entre o Saco da Ribeira e o bairro Perequê Mirim.

Panorama

De uma maneira geral, os acumulados de precipitação foram de até 141 mm em seis horas (dados atualizados por volta de 20 horas). As regiões mais atingidas foram: Centro-Sul e Sul do município, nas quais os índices pluviométricos registram as maiores altas.

Toninhas, Enseada, Perequê-Mirim e a costeira do Saco da Ribeira foram os bairros mais atingidos – as demais áreas de Ubatuba apresentam, no máximo, um acumulado de 50 mm – dentro da normalidade.

Pode ocorrer mais precipitações

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que os acumulados pluviométricos do município de Ubatuba encontram-se elevados e, como há condição para mais precipitações até, pelo menos, sábado, 1° de janeiro, o solo ficará cada vez mais encharcado, elevando o risco para deslizamentos de terra.

Cemaden emite boletim de alerta

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um boletim alertando sobre risco muito alto de movimento de massa. Segundo o documento, as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se por ocupação populacional em taludes de corte/aterro, deslizamento de encostas e quedas de blocos. Essa situação, associada à precipitação incidente ou acumulada e à previsão meteorológica, indicam que podem ocorrer deslizamentos induzidos generalizados e deslizamentos em encostas naturais.