Poder Executivo Municipal

Projeto financiado pelo Proac revitaliza fachada da Secretaria de Educação

Projeto financiado pelo Proac revitaliza fachada da Secretaria de Educação

Quem passar pela rua Gastão Madeira, mais precisamente em frente a sede da Secretaria de Educação, poderá apreciar, literalmente uma obra de arte: parte da fachada do prédio recebeu uma pintura inédita do artista Genivaldo Amorim, que concluiu a obra em sete dias, finalizando a entrega nesta quinta-feira (25).

A iniciativa é financiada pelo Proac-ICMS e faz parte do projeto denominado “Andanças por Terras Estranhas”, encerrado em Ubatuba. O projeto teve início em abril do ano passado, com o lançamento de um livro que conta 30 anos da produção do artista, com obras de 1993 a 2003.

Foram 13 ações somadas ao livro em 13 cidades diferentes. Dentre elas, a pintura de cinco murais: Vinhedo, Campinas, Americana, São Pedro e Ubatuba. “Já estava previsto que eu queria fazer um mural aqui em Ubatuba. Entrei em contato com a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), que fez a ponte com a Secretaria de Educação. Então, eles acolheram super bem a proposta”, relembra Amorim.

O artista saiu satisfeito do município. “Foi maravilhoso trabalhar aqui. Também fiquei muito feliz com o resultado da pintura. Eu trabalho com arte contemporânea, então, o meu trabalho é mais abstrato. Esse trabalho que eu faço é exatamente colocar na rua uma arte que instiga as pessoas a pensarem também. Então não é um trabalho onde as pessoas já olham e veem o que é, né?”, complementou.

Amorim ainda comenta que o número de artistas que desenvolvem trabalhos abstratos na rua é reduzido e que a maior parte da arte de rua é figurativa. O artista já expôs pelo Brasil e no exterior, em lugares como Moçambique, Namíbia, Uruguai, Alemanha e Camboja.

Seu livro reúne fragmentos de sua arte ao longo de 30 anos, com uma seleção minuciosa de sua versatilidade como artista, que perpassa por esculturas, instalações, fotografias, vídeos, desenhos, murais e pinturas.  “Tive que revisitar toda essa produção. Foi um processo muito emocionante – de ver tudo que que eu fiz nesses trinta anos. Foi muito bacana”, finaliza.

/* * VLibras */