Projeto financiado pelo Proac revitaliza fachada da Secretaria de Educação

Quem passar pela rua Gastão Madeira, mais precisamente em frente a sede da Secretaria de Educação, poderá apreciar, literalmente uma obra de arte: parte da fachada do prédio recebeu uma pintura inédita do artista Genivaldo Amorim, que concluiu a obra em sete dias, finalizando a entrega nesta quinta-feira (25).

A iniciativa é financiada pelo Proac-ICMS e faz parte do projeto denominado “Andanças por Terras Estranhas”, encerrado em Ubatuba. O projeto teve início em abril do ano passado, com o lançamento de um livro que conta 30 anos da produção do artista, com obras de 1993 a 2003.

Foram 13 ações somadas ao livro em 13 cidades diferentes. Dentre elas, a pintura de cinco murais: Vinhedo, Campinas, Americana, São Pedro e Ubatuba. “Já estava previsto que eu queria fazer um mural aqui em Ubatuba. Entrei em contato com a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), que fez a ponte com a Secretaria de Educação. Então, eles acolheram super bem a proposta”, relembra Amorim.

O artista saiu satisfeito do município. “Foi maravilhoso trabalhar aqui. Também fiquei muito feliz com o resultado da pintura. Eu trabalho com arte contemporânea, então, o meu trabalho é mais abstrato. Esse trabalho que eu faço é exatamente colocar na rua uma arte que instiga as pessoas a pensarem também. Então não é um trabalho onde as pessoas já olham e veem o que é, né?”, complementou.

Amorim ainda comenta que o número de artistas que desenvolvem trabalhos abstratos na rua é reduzido e que a maior parte da arte de rua é figurativa. O artista já expôs pelo Brasil e no exterior, em lugares como Moçambique, Namíbia, Uruguai, Alemanha e Camboja.

Seu livro reúne fragmentos de sua arte ao longo de 30 anos, com uma seleção minuciosa de sua versatilidade como artista, que perpassa por esculturas, instalações, fotografias, vídeos, desenhos, murais e pinturas.  “Tive que revisitar toda essa produção. Foi um processo muito emocionante – de ver tudo que que eu fiz nesses trinta anos. Foi muito bacana”, finaliza.