Núcleo Ampliado de Saúde da Família oferece aulas de pilates

Usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) têm a oportunidade de praticarem uma atividade física de forma gratuita com o projeto “Saúde Informa na Orla”, que oferece sessões de pilates na região central da cidade. A iniciativa é do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto acontece toda sexta-feira, às 8h, na Praia do Cruzeiro, mais especificamente no gramado em frente à pista de skate (com exceções apenas de feriados e dias de chuva). Além das sessões de pilates, também é oferecida orientação nutricional aos participantes. A iniciativa visa a prevenção e o controle de diversas doenças, bem como a promoção da saúde e bem-estar dos moradores.

Podem participar das atividades qualquer pessoa maior de 18 anos e, no caso do pilates, que não apresente alteração cognitiva ou dor crônica severa que impossibilite a realização dos movimentos. Para casos específicos, é necessário procurar a unidade de saúde de referência para uma melhor avaliação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o pilates auxilia na reabilitação e nos cuidados com a saúde, promovendo o alívio de dores e melhorando a flexibilidade, o fortalecimento muscular, a qualidade do sono e a consciência corporal. A prática regular de atividade física aliada a um hábito alimentar saudável é ainda essencial para a qualidade de vida e para a prevenção de várias doenças.

No dia das sessões é necessário apresentar Cartão SUS e levar toalha, canga ou colchonete para fazer os exercícios.