Poder Executivo Municipal

Educação promove encontros de formação para profissionais da pasta

Educação promove encontros de formação para profissionais da pasta

A Secretaria de Educação de Ubatuba realiza encontros constantes para a capacitação dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação. Como parte de uma formação continuada, a agenda aborda diversos temas relevantes para o cotidiano em sala de aula e para a convivência no ambiente escolar.

Na manhã desta sexta-feira, 12, foi feito o acolhimento dos novos professores que farão parte da equipe das salas de recurso. Durante o encontro, eles também realizaram alguns estudos de casos já diagnosticados e de casos ainda em investigação e, ainda, troca de boas práticas.

Já na quarta-feira, 1, foi a vez da equipe de formação do Ensino Fundamental da Secretaria se reunir com os coordenadores pedagógicos da rede. As formadoras Vicentina Gabriel, Jaqueline Santos e Renata de Paula apresentaram uma pauta diversificada e de fundamentação pedagógica, com orientações e compartilhamento de boas práticas.

“A formação continuada na área da educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento profissional e manutenção da qualidade do ensino. Este processo envolve a atualização constante dos conhecimentos, habilidades e práticas pedagógicas dos educadores, proporcionando benefícios significativos para o sistema educacional como um todo”, destacou a prefeita Flavia Pascoal, que também é educadora.

“Investimos em nossos profissionais para que eles possam oferecer as melhores experiências aos nossos alunos da rede”, complementou.

Mês de março

No final de março, também aconteceram alguns encontros. No dia 27, a capacitação, promovida pela Equipe Multidisciplinar da Seção de Educação Especial, foi direcionada aos agentes educacionais

Os temas abordados foram, “Importância da rotina e uso de imagens”, “Acolhimento e construção de vínculos” e “Afetividade e linguagem” é a formação foi ministrada por especialistas: psicólogo Tiago Rovai, psicopedagoga Flavia Varallo e fonoaudióloga Graziela Alves.

Nos dias 20 e 21 de março, a Equipe Multidisciplinar da Seção de Educação Especial também promoveu encontros, mas, desta vez, com os professores das creches e do Ciclo I da Rede.

A capacitação girou em torno do tema “Aspectos legais e pedagógicos na educação especial”, ministrados pela coordenadora pedagógica Dênia Passos de Andrade e pela psicopedagoga Michele Esteves Dias.

/* * VLibras */