Fundart promove a revitalização da canoa Maria Comprida

A canoa foi construída na década de 70 e representa um ícone da cultura local

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, a Fundart, iniciou nesta quinta-feira, dia 14, a pintura de um ícone da cultura caiçara – a canoa Maria Comprida.

Construída a partir de um tronco só na década de 70, pelo senhor Agrício, do Sertão do Ubatumirim, com mais de nove metros, a canoa faz parte da história da cidade, já participou da travessia entre Ubatuba e Santos, esteve presente em tantas corridas tradicionais e também carregou a tocha Olímpica em 2016.

Além do processo de pintura, a canoa já passou por revitalização para substituição de algumas madeiras condenadas. “No ano passado, a Fundação promoveu a revitalização dessa canoa com o mestre canoeiro Neco, quando todo um trabalho para eliminação de cupins foi realizado. E agora já estamos na etapa da pintura. Por ser grande e ter um valor histórico, todo esse serviço demanda muito cuidado”, explicou Rodrigo dos Reis, Chefe de Manutenção.

Em breve, a Maria Comprida poderá ser apreciada por todos no Teatro Municipal, no dia 27 de março, às 19h, durante a apresentação do documentário “Canoa Caiçara, da tradição ao esporte”.