Gastão Madeira, pioneiro da aviação, é homenageado pela Prefeitura de Ubatuba

Mais de 70 pessoas estiveram presentes na cerimônia oficial que marcou os 150 anos de nascimento do inventor ubatubense e pioneiro da aviação, Gastão Galhardo Madeira, realizada na segunda-feira, 17 de junho, no Teatro Municipal de Ubatuba. O evento foi organizado pela Prefeitura de Ubatuba, com apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Companhia Municipal de Turismo, Fundo Social de Solidariedade e Núcleo Infantojuvenil de Aviação (NINJA).

A cerimônia contou com homenagens ao inventor, a sua neta – a jornalista Cristina Madeira – e aos voluntários do Ninja entregues pelo chefe de Gabinete do Prefeito, Eugênio Zwibelberg e pelo presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira. Cristina recebeu o certificado de cidadão ilustre (post mortem) concedido pela Prefeitura de Ubatuba a Gastão Madeira pelo seu pioneirismo na Aviação. Ela também recebeu o certificado de hóspede oficial do município.

“É uma emoção muito grande poder receber esta homenagem de Ubatuba em nome de meu avô; era um sonho de meu pai que sua memória se perpetuasse e ele tivesse o devido reconhecimento por seus inventos. Agradeço à Prefeitura, ao consórcio Voa São Paulo e a todos que apoiaram a organização deste evento, em especial, aos voluntários do Ninja, do Colégio Dominique e do Instituto Salerno-Chieus, que mantêm viva sua memória”, destacou Cristina.

Após as homenagens, Cesar Rodrigues, voluntário do Ninja, pesquisador da Aviação e autor do livro Voando Além do Tempo – O pensar de Gastão Madeira, apresentou um panorama da vida e obra do inventor ubatubense. “A partir da observação do vôo das aves, Gastão idealizou a dirigibilidade dos balões. Isso no início da década de 1890, quando ninguém falava desse assunto no mundo. Mais tarde, esse conceito foi utilizado por Alberto Santos-Dumont em seu balão número seis, com o qual conseguiu contornar a Torre Eiffel”, contou Rodrigues.

Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia, entre elas, os vereadores Adão Pereira (PCdoB) e Rochinha do Basquete (PTB), os secretários das pastas de Comunicação, Esportes e Turismo, da superintendência de Gestão de Desenvolvimento Sustentável e da assessoria de Relações Federativas. O evento também contou com a presença de João Paulo Mendroni Morás, gerente do aeroporto Gastão Madeira/Voa São Paulo, e com muitos voluntários e voluntárias do Ninja, em especial os alunos da escola estadual Aurelina Ferreira, além de Arnaldo Chieus, Arthur Bastos, Celso Almeida Junior, Celso Teixeira Leite e Gabriel Lemos.

Clique AQUI para saber mais sobre Gastão Madeira.