Guarda Civil Municipal de Ubatuba comemora 27 anos

Dia 31 de maio é a data que marca o aniversário de fundação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ubatuba. Este ano, a corporação comemora 27 anos de existência sob o comando da segunda mulher à frente do efetivo: Patrícia Ferreira do Amaral.

Devido à pandemia, não haverá solenidade comemorativa à data. Entretanto, não é por isso que não há motivos para celebrar. Mesmo em meio às dificuldades orçamentárias do município, a GCM vem desenvolvendo ações conjuntas com várias secretarias da Prefeitura, como na arrecadação de doações para vítimas de enchentes, fiscalização do comércio irregular e ao cumprimento das restrições da COVID-19, em operações de demolição de obras irregulares e de fiscalização ambiental, além de promover a fiscalização de trânsito. Também atua em parceria com as polícias Civil e Militar, Ministério Público, Judiciário e órgãos sociais.

A GCM foi criada pela Lei Municipal 1369//94 e tem como missão a proteção dos próprios munícipes, bens e serviços relevantes à população ubatubense. Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 52 guardas, sendo 11 do sexo feminino. Atualmente, conta com sete viaturas quatro rodas (quatro dusters e três sienas) e seis motocicletas.

Balanço

Nos primeiros cem dias da nova gestão municipal, a GCM conseguiu promover diversas melhorias que, somadas às ações do trabalho cotidiano, têm contribuído para a consolidação do trabalho do órgão e da motivação do efetivo.

Além da manutenção das viaturas, houve agendamento e aplicação de teste psicológico, exame teórico e prova prática de tiro para todo o efetivo, viabilizando a emissão de porte de arma; também foi implantado o serviço de alimentação das equipes e o cadastramento de GCMs para utilização do Sistema SINESP/ MJ, que permite a consulta der placas de veículos e dados de pessoas em abordagem.

“Estamos nos esforçando para realizar um trabalho sério, com muita dedicação, afinal, juramos honrar e proteger nossa cidade, com base no lema ‘amiga, protetora e aliada’ “, afirmou a comandante Patrícia.

Destaques históricos

A primeira turma de guardas municipais foi formada em 1995, com 30 pessoas. Em 1996, a segunda turma foi formada, passando a ter 70 integrantes. Vários comandantes passaram pela liderança da corporação. O primeiro deles, e grande idealizador da GCM, foi o tenente PM Hércules Barbosa Silva, hoje comandante “in memorian”.

Em 2013, foi estabelecido o estatuto da GCM pela lei 3629, que regulamenta sua estrutura organizacional, estrutura hierárquica e atribuições funcionais, direitos e vantagens, ética profissional.