Saiba como se tornar um Guia de Turismo no paraíso chamado Ubatuba

O Guia de Turismo desempenha um papel fundamental na experiência dos visitantes, pois fornece informações e orientações sobre os destinos e atrativos. Em Ubatuba, a EM Presidente Tancredo de Almeida Neves é uma das instituições mais tradicionais que oferece curso de formação desses profissionais e que, até 22 de janeiro, está com inscrições abertas para uma nova turma.

Para ingressar não é necessário fazer vestibulinho: as vagas seguem a ordem de inscrição. A unidade oferece 40 vagas para o curso, entretanto, são necessárias 30 inscrições, no mínimo, para a formação de turma. As aulas acontecem durante a semana no período noturno, das 19h às 23h.

Robson Alves tem 45 anos e se formou Guia de Turismo na turma de 2023. Ele  compartilhou que sua experiência foi muito válida, além de ressaltar a qualidade do corpo docente do curso, destacando aprendizados que promovem uma experiência turística positiva e responsável, como a importância de práticas sustentáveis, respeito à diversidade cultural, às comunidades tradicionais (caiçaras, quilombolas e indígenas) e preservação ambiental.

“Minha jornada educacional proporcionou um aprofundamento nos aspectos históricos, culturais e naturais de Ubatuba, não apenas consolidando conhecimentos técnicos, mas também desenvolvendo habilidades práticas essenciais em nossas diversas externas. Eu me tornei um profissional apaixonado e qualificado”, frisou Alves.

Robson Alves concluiu o curso de Guia na EM Tancredo em 2023

Custos

Para efetuar a matrícula, o interessado deve desembolsar uma quantia de R$100 reais. Esse também é o valor da mensalidade. Além disso, os custos das viagens e visitas técnicas são por conta do aluno e serão informados no início do ano letivo.

Documentos

A matrícula pode ser efetuada das 19h30 até 21h30 na secretaria escolar. É necessário levar:

*duas fotos 3X4,

*cópia do RG e CPF,

*cópia da certidão de nascimento ou casamento,

*cópia do comprovante de endereço datado de janeiro 2024,

*cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio.

Duração e competências

O curso de formação em Guia de Turismo tem duração de um ano e possibilita o credenciamento como Guia de Turismo Regional com a possibilidade de especialização em atrativos culturais e/ou ambientais e Guia de Turismo Nacional e América do Sul.

A EM Tancredo é classificada como a primeira escola municipal do Brasil a ser credenciada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), considerada pelo órgão como detentora da melhor e mais completa grade curricular na formação e habilitação de Guias de Turismo.

Competências do Técnico em Guia de Turismo

*Planejar e organizar a execução de roteiros e itinerários turísticos;

*Conduzir e orientar visitantes na realização de traslados, passeios, visitas e viagens;

*Prestar informações turísticas no contexto local, regional e nacional;

*Intermediar as relações entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos;

*Prestar assistência aos visitantes durante a realização dos roteiros e itinerários turísticos.