EM Renata Castilho tem a maior nota do Ideb em Ubatuba

A E.M. Profª Renata Castilho da Silva, localizada no Saco da Ribeira, foi a escola municipal que apresentou melhor desempenho em relação aos números indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Ubatuba.

O resultado referente a 2021 foi divulgado no final de setembro e aponta a unidade com 6,7 de média, superando a meta que era de 6,0. Outras escolas que também obtiveram destaque nos índices foram a E.M. Maria das Dores Santos Carpinetti, que fica no Rio Escuro, com 5,7 superando a meta de 5,6 e a EM José Belarmino Sobrinho, do Puruba, com 6,6 – ultrapassando a projeção de 6,1.

O índice geral do município é calculado com base nas disciplinas de português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Ubatuba alcançou 5,8 – a meta projetada era de 6,3. “É importante destacar que o desafio das unidades na última avaliação foi grande, devido à defasagem registrada durante a pandemia, que afetou o desempenho dos alunos”, lembrou a secretária de Educação, Fatinha Barros. “Estamos realizando um grande trabalho de recuperação da aprendizagem com as nossas crianças por conta desses dois anos que praticamente ficamos sem aula presencial, mas estamos fazendo o nosso melhor para trabalhar as habilidades perdidas durante a pandemia, proporcionando momentos de interação e vivências pedagógicas” acrescentou Fatinha.

“Parabenizamos os alunos e os profissionais das 25 unidades que possuem turmas de quinto ano em nossa cidade. Estamos avançando tanto na melhoria das condições físicas dos espaços, como nos treinamentos e formações para nossos profissionais. Vamos modernizar nosso sistema de gestão escolar com a implantação do TAG, viabilizado pela Petrobrás; estamos revitalizando nossas escolas e, no dia 22 de setembro, fizemos o último chamamento incorporando oito novas professoras efetivas na Rede. Como docente, meu desejo é que a pasta continue tendo sucesso e que junto com toda a equipe a gente possa continuar a progredir”, finalizou a prefeita Flavia Pascoal.

Sobre o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Fonte dados e informações sobre Ideb: http://inep.gov.br/ideb