IV Mostra Saberes Artesanais começa nesta sexta-feira

Mais de 100 artesãos irão expor cerca de 130 obras regionais exclusivas na IV Mostra Saberes Artesanais, que começará nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal de Ubatuba.

A exposição estará aberta para visitação de terça a sexta-feira, recebendo escolas na parte da manhã, das 10h às 12h, e liberada para toda a população das 14h às 18h, com orientações sobre as obras de monitoras que são estagiárias dos cursos técnicos de Guia de Turismo e Turismo Receptivo. Aos finais de semana, as obras poderão ser apreciadas das 15h às 20h. O evento segue até o dia 25 de setembro, no salão de exposição do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

A IV Mostra Saberes Artesanais reúne obras de artesanato das seguintes categorias Acessórios, Utilitários, Decorativos e Tradicionais. Participam do evento artistas de todo o Litoral Norte que se inscreveram por meio de edital desenvolvido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.

O projeto classifica “artesanato” como toda produção resultante da transformação de matérias-primas em estado natural ou manufaturada, através do emprego de técnicas de produção artesanal, que expresse criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade. Os três primeiros colocados da Mostra de cada categoria receberão premiações.

IV Saberes Artesanais

O projeto cultural está há quatro anos realizando trabalhos de pesquisa e registro dos artefatos e seus artistas nas comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e dos povos originários, além de artesãos que trabalham mesclando saberes com a contemporaneidade. Tem como objetivo coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão do Litoral Norte, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.

Além da Mostra, o projeto cultural IV Saberes Artesanais realizará no dia 22 de setembro uma ação presencial com mesa de debates, vivência com artesãos, apresentação musical e oficinas, além de uma grande exposição e venda com artefatos produzidos pelos artesãos do Litoral.