Poder Executivo Municipal

“Letramento em Inclusão” forma educadores da rede municipal

“Letramento em Inclusão” forma educadores da rede municipal

A rede municipal de ensino de Ubatuba participou de uma formação sobre Letramento em Inclusão, conduzida por Camila Yallouz — psicopedagoga, escritora, palestrante, autista e autora da Coleção Inclusão. O encontro abordou temas essenciais ao cotidiano escolar: histórico da pessoa com deficiência, terminologias atualizadas, autismo, trissomia 21, neurodiversidade, adoção interracial e representatividade na literatura infantil.

Durante a atividade, foram apresentados três novos livros da Coleção Inclusão, que serão distribuídos a todas as escolas da rede municipal. As obras reúnem histórias reais que promovem empatia, respeito e a valorização das diferenças no ambiente escolar.

“Um dos momentos mais marcantes foi conhecer a história de Jade, personagem inspirada em uma atleta real tricampeã de Surfdown. Junto aos pais, ela compartilhou uma trajetória de superação e conquistas que emocionou e motivou nossos educadores”, destacou o secretário adjunto de Educação, José Carlos Firme.

Camila Yallouz convidou as equipes a repensar olhares, escutas e acolhimentos, fortalecendo o compromisso com uma escola verdadeiramente inclusiva e práticas pedagógicas coerentes com a neurodiversidade e os direitos das pessoas com deficiência.

“Tivemos a alegria de receber Camila Yallouz e Sílvio Luz para apresentação do projeto, realizado graças ao fomento cultural do Edital de Fomento CultSP – PNAB/ProAC nº 30/2024, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Ministério da Cultura. Além de receberem os livros da coleção, nossas escolas foram contempladas com uma formação voltada ao trabalho pedagógico inclusivo dentro das unidades”, celebrou a supervisora de ensino, Mayriele Germano.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que o Letramento em Inclusão integra a política de formação continuada da rede e será desdobrado em ações pedagógicas, rodas de leitura e atividades em sala, aproximando estudantes, famílias e comunidade de uma educação pública inclusiva, antirracista e anticapacitista.

/* * VLibras */