Prefeito Délcio Sato inaugura letreiro de homenagem a Ubatuba

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), participou na manhã desta quarta-feira, 11, da inauguração de totem com o nome do município, instalado no cais do Terminal Marítimo Comodoro Magalhães (píer do Itaguá).

O totem ❤UBATUBA tem dois metros de altura, oito de comprimento, um metro de largura e 0,25m de espessura. As letras são feitas de concreto usinado e ferro 3/8 e cada uma pesa de 500 a 600 kg. O monumento, no total, leva quase seis toneladas de concreto.

A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o empresário Mauricio José Xavier Gonçalves, da Elite Sistemas de Segurança, com a Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Turismo. Xavier, junto com seu sócio, Rodrigo Coimbra Mendes, e a esposa, Claudinéia Célia Braga Gonçalves, conseguiu os materiais (cimento, ferro, madeira, areia, tintas e outros insumos) junto a diferentes empresários. As letras foram montadas na garagem de sua casa.

“Tínhamos poucos recursos e muita força de vontade”, conta Xavier, que também mobilizou a equipe de artistas locais do grupo Nectar Caiçara, formada por Adriano Santos (Adriano Art), Tiano Mendes, Nanda Ramora, Fernando Viviani e Jeferson Guedes, para pintar as letras. No total, cerca de 50 pessoas participaram da iniciativa. “Nossa ideia é a de incentivar mais empresários a fazerem o mesmo e expandir essa ideia para outros bairros”, acrescenta.

As letras ficam apoiadas sobre uma base de concreto de oito metros de extensão, 50 centímetros de altura e um metro de largura feita pela Comtur, também responsável pela parte elétrica e iluminação do local com colocação de spots e luminárias.

Xavier explica ainda que a pintura de cada letra diz respeito a um aspecto de Ubatuba: “Assim, fazemos referência a nossos artistas, à Mata Atlântica, à capital do surfe, a nossa comida típica (pratos como o azul marinho e o peixe com banana), o Pico do Corcovado, o cocar indígena e a nossa vida marinha repleta de tartarugas, siris e conchas”.

O prefeito Sato elogiou a ação e a importância da participação de toda a sociedade na melhoria do município. “Com esta iniciativa, Ubatuba ganha mais um ponto de visitação e marketing espontâneo. O letreiro atrai turistas para fazer fotos e promove Ubatuba como destino”, destacou o prefeito.