Mais de duas mil pessoas participam do Desafio 28 praias em Ubatuba

A oitava edição do Desafio 28 praias acontece em Ubatuba no dia 14 de abril e já tem 2,5 mil inscritos, que devem realizar a prova em meio a paisagens paradisíacas em um recorte litorâneo que junta mar, montanha e mata atlântica. A etapa costa sul acontece no tradicional percurso da praia da Tabatinga até a praia Dura, com opções de correr 42km ou 21 km.

Na primeira edição em 2014, o Desafio ocorreu apenas na costa sul do litoral norte paulista. Seguiu assim em 2015 e 2016, com duas edições anuais, apenas no sul. Já em 2017, os organizadores decidiram explorar também a costa norte. As duas edições foram mantidas, mas alternando entre costa sul no primeiro semestre e norte no segundo. A primeira edição de 2018 está marcada para 14 de abril e a segunda, 22 de setembro. Quem perdeu a oportunidade da inscrição para abril pode garantir a de setembro pelo site www.desafio28praias.com.br .

Trail Run

O Desafio 28 Praias é uma maratona de revezamento, corrida aberta a todos e que acontece em ambientes naturais como montanhas, florestas, praias, planícies e outros. O fundamental é que o local tenha características selvagens, com muitos obstáculos naturais, subidas e ladeiras e o mínimo possível de rotas pavimentadas. As rotas pavimentadas, se existirem, não devem ultrapassar 20% do total do curso da corrida, segundo dados da ITRA (International Trail Running Association). O terreno pode sofrer variações (areia, estrada de terra ou caminho de pedras, trilha na mata ou floresta ou mesmo um caminho simples). O curso da corrida deve ser muito bem sinalizado para a correta orientação dos participantes. No Desafio 28 Praias, as distâncias serão de 42km e 21km e poderão ser feitas individualmente, em duplas, trios, quartetos e quintetos.

Kits

A retirada dos kits deve acontecer nos dias 10 e 11 de abril na capital paulista, das 14h às 22h,  local a definir e em Ubatuba no dia 13 de abril, no Água Doce Praia Hotel, situado à Rodovia SP 55 Caraguá – Ubatuba Km 68,5 , na Praia Dura, das 14h30 às 23h30.

Confira as praias do trajeto:

Os 42km do Desafio têm largada na praia de Tabatinga e chegada na praia Dura. Esse trajeto contempla a passagem pelas seguintes praias: Tabatinga, Galhetas, Figueira, Ponta Aguda, Mansa, Lagoa, Simão, Saco das Bananas, Raposa, Caçandoquinha, Caçandoca, Pulso, Maranduba, Sapê, Pontal, Lagoinha, Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro, Fortaleza, Brava da Fortaleza, Costa, Vermelha do Sul, Brava do Sul e Dura. Com certeza, um dos contornos mais bonitos do litoral brasileiro.