
A Defesa Civil de Ubatuba está realizando a manutenção e limpeza dos 22 pluviômetros automáticos instalados em diferentes regiões do município. A ação busca garantir a precisão na medição do volume de chuvas e assegurar que os dados sejam coletados de forma correta e contínua. Essa iniciativa faz parte das ações previstas no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).
A limpeza regular é necessária para remover detritos como folhas e galhos que podem obstruir o equipamento – o que pode ocasionar equívocos nas medições.
As informações obtidas por esses equipamentos são transmitidas em tempo real ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e à Sala de Situação da Defesa Civil Estadual, permitindo que os órgãos competentes acompanhem as condições meteorológicas locais com maior exatidão e que os órgãos locais, como a Defesa Civil Municipal, atuem de forma proativa em situações de risco.
Com o registro dos dados, em casos de previsão de chuvas intensas ou outros eventos severos, a Defesa Civil Estadual envia alertas via SMS e internet, medida que contribui para uma resposta mais rápida e eficiente diante de situações de risco.
“Há uma semana, a Defesa Civil municipal está realizando a limpeza dos equipamentos. A previsão de término é esta segunda-feira, 22, e posteriormente faremos uma análise técnica dos dados das chuvas, assim, teremos informações mais precisas para a equipe do Cemaden vir a Ubatuba realizar outros reparos, caso necessário”, afirmou o diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Alexandre Napoli.
A última visita do Cemaden ao município com esse objetivo foi em 2024.