Alunos da EM Belarmino participam de oficina de cinema

Luz, câmera, ação. O mundo do cinema foi vivido intensamente durante três dias pelos alunos do 9º ano da EM José Belarmino Sobrinho, no Puruba. Entre os dias 8 e 10 de abril, os estudantes participaram de uma oficina de cinema e receberam orientações sobre noções básicas de produção, filmagem e roteiro.

A realização da atividade foi mediada pela coordenadora de Arte da Rede Municipal de Ensino, Adriana Dias, e teve total apoio da gestão escolar. Trata-se de uma iniciativa do projeto Circuito Cultural, com incentivo do Ministério da Cultura, cuja responsável técnica é a atriz e dubladora Rita Oliveira.

A oficina busca introduzir os adolescentes no universo da produção audiovisual por meio da experimentação e conhecimentos teóricos básicos, de forma lúdica. O objetivo é desenvolver a capacidade criativa e formas de expressão dos participantes, além de valorizar o cinema e arte cinematográfica enquanto atividade profissional.

A metodologia mescla teoria e prática e engloba conteúdos como conceitos de filme, cena, câmera, edição, enquadramento, filmes de referência, gravação de depoimentos, junção de cenas, gravações externas, montagem com crédito.

“Eles tiveram a oportunidade de viver a experiência da produção de um curta-metragem, desde a criação de roteiro até a edição e exibição”, comentou Adriana.

“Pensamos na EM Belarmino, pois são jovens de uma outra realidade, que moram mais afastados da região central, e que dificilmente teriam acesso a esse tipo de oficina”, acrescentou.

O resultado foi a finalização de quatro curtas-metragens, produzidos por cerca de 30 alunos.