Monitores do transporte escolar recebem treinamento

Na manhã dessa quinta-feira, 9, a Secretaria de Educação reuniu os novos monitores do transporte escolar para a realização de um treinamento preparatório para suas atividades. No total, 15 profissionais serão contratados para atuar em 17 linhas que compõem 15 rotas –  incluindo a que contempla a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Atualmente, são atendidos cerca de 780 alunos pelo serviço.

A contratação foi viabilizada por uma empresa especializada, que ganhou a licitação. De acordo com o chefe de gabinete do secretário de Educação, Bruno Amauri dos Santos, essa é uma ação inédita na Prefeitura e uma demanda antiga da pasta, de mais de 10 anos.

“Esse é um ganho muito grande. A contratação vai oferecer mais segurança e conforto para os estudantes que utilizam o transporte”, complementou o chefe da seção de Transporte Escolar, Richard Messias dos Santos.

O treinamento aconteceu das 9 às 12 e foi ministrado em alguns módulos. Após as boas-vindas da secretária de Educação, Fatinha Barros, a assessora da diretoria de Planejamento e Gestão, advogada Telma da Silva Santos, falou sobre legislação de trânsito e vestimenta; em seguida, a chefe da Seção de Educação Especial, Flávia Varallo, falou sobre o transporte de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) – tema que também foi abordado pelo o diretor da APAE, Johny Barbosa. Para finalizar, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez uma explanação sobre primeiros socorros.

Os monitores começam a trabalhar na próxima segunda-feira, 13. Para o mês de julho, durante o recesso escolar, deve ser realizada mais uma capacitação para a classe, desta vez, com uma carga horária mais estendida.