Dengue: Endemias realiza nebulização em área central da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 9, o serviço de nebulização em imóveis próximos à rua Batista de Oliveira, na região central da cidade, incluindo o prédio da Escola Municipal Padre José de Anchieta, que fica na localidade.

O trabalho faz parte dos esforços da secretaria para conter os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. A nebulização consiste na aplicação de inseticida para eliminar mosquitos adultos.

O coordenador de Endemias de Ubatuba, Jorge Dantas, explica que quando um caso de dengue ou de outras arboviroses é confirmado na cidade, o setor mapeia a região e intensifica as ações no local onde a pessoa costuma passar a maior parte do dia. “Além da nebulização, nossas equipes também ampliam as vistorias em imóveis e reforçam as orientações de cuidado para os moradores”, disse Dantas.

O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma preocupação da Secretaria de Saúde, que já realizou em janeiro um mutirão nos bairros do Pé da Serra e tem programado novas ações para esta sexta-feira, dia 10, para os bairros do Ipiranguinha, Jardim Ipiranga, Vale do Sol, Alto do Ipiranguinha, Coqueirais e Parque dos Ministérios. Um novo mutirão está agendado para o dia 17 de fevereiro no bairro Estufa II.

“Estamos sempre atentos para evitar uma grande pandemia de dengue na cidade e pedimos que todos os moradores colaborem mantendo a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.