Alunos da EM Maestro Pedro desenvolvem projeto sobre Pancs

Anualmente, a Rede Municipal de Ensino de Ubatuba desenvolve projetos sobre empreendedorismo com as salas de Fundamental I. Como parte dessa iniciativa, a professora do 5º ano B da EM Maestro Pedro, Elaine Costa, decidiu dar continuidade ao tema desenvolvido por ela em 2022, denominado “Sabores e Cores”.

A iniciativa, que seria inicialmente um curso de culinária, acabou se consolidando como um mini-curso sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais – Pancs. Segundo a professora, a ideia é aproveitar a oportunidade de desenvolver uma culinária rica em nutrientes e possibilidades, além de criar novos hábitos alimentares para os 23 alunos da sala pela qual é responsável.

“Como as Pancs têm muito nutrientes e são ricas em propriedades essenciais para o organismo, achei interessante trabalhar com as crianças esse tipo de conteúdo, principalmente, porque a maioria delas mora em locais onde é possível plantar e cultivar as Pancs – o que pode incentivá-los a empreender”, explicou Elaine.

O projeto já teve início, com o plantio de algumas mudas de espécies como: tansagem, ora-pro-nobis, taioba, boldo, inhame, peixinho e tomate de árvore. A professora relembrou que, em 2022, alguns dos produtos desenvolvidos em 2022 foram geleia, antepastos e patê de coração de banana, xarope de hortelã do mato e mais alguns pratos. “Para este ano, pretendo utilizar bastante peixinho – em produtos como porções, panquecas, tapioca, além de flores comestíveis”, disse.

Ainda para Elaine, o que conclui o projeto de empreendedorismo é que eles finalizam o ciclo comercializando os produtos elaborados por eles, como os patês e as geleias, durante a feira pedagógica da escola. Todo o dinheiro arrecadado é revertido para a festa de formatura da classe.

Confira o que deve ser trabalhado como conteúdo em cada disciplina:

LINGUA PORTUGUESA: Diferentes gêneros textuais, sendo interpretados e construídos;

MATEMÁTICA: Formas, quantidades, cálculos de plantio, distância das mudas;

CIÊNCIAS: Solo, diferentes terras, textura, coloração, fotossíntese, partes das plantas (raiz, caule, folha, flores e frutos), culinária, novos hábitos alimentares, nutrientes e vitaminas;

HISTÓRIA: Desde os nossos ancestrais já eram utilizadas essas plantas e ervas, principalmente pelos povos originários;

GEOGRAFIA: Regiões onde são encontradas, tipos de solos, clima.