Poder Executivo Municipal

Setur reforça importância de participação em pesquisa “Place Branding”

Setur reforça importância de participação em pesquisa “Place Branding”

A Secretaria de Turismo de Ubatuba relembra moradores e turistas sobre a importância de colaborarem com a pesquisa relacionada ao “Place Branding” do Litoral Norte. O questionário é parte de um estudo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, com o apoio da equipe de consultoria da Fundação Instituto de Administração – FIA, que vai direcionar o projeto de criação de uma marca própria para o desenvolvimento do turismo regional.

O Litoral Norte é uma das primeiras regiões do Estado de São Paulo selecionadas para receber essa marca própria para o fortalecimento do turismo local.  O conceito de “Place Branding” é baseado na ideia de que cidades, regiões e locais podem se tornar “marcas” que criem conexões por meio de experiências vividas.  A ação ainda inclui posicionamento estratégico, identidade verbal e visual e plano de implementação

A pesquisa é online e pode ser respondida clicando aqui.

Segundo a pasta, a participação da população na pesquisa é fundamental como indicativo do serviço de vários segmentos, como quem fabrica ou comercializa produtos típicos (alimentos, bebidas, pesca, artesanato), e também, de quem atua na cadeia do Turismo (gestores de parques, de restaurantes, de marinas, de agências, de turismo náutico, transportadoras, de hotéis ou pousadas, e guias de turismo), dentre outros ligados ao turismo na região.

O conceito de Place Branding envolve uma série de ações de posicionamento dos destinos, baseadas em suas características e vocações, em que se potencializam identidades e fortalecem os lugares, a partir do envolvimento das pessoas que ali vivem. É um conceito do marketing que mistura a ideia de marca com o destino turístico, na intenção de ressaltar as características peculiares e do local, que o tornam um diferencial.

/* * VLibras */