Poder Executivo Municipal

Ubatuba terá núcleo de formação de lideranças cidadãs

Ubatuba terá núcleo de formação de lideranças cidadãs

Representantes do grupo Politize estiveram em Ubatuba na tarde de terça-feira, 22, para apresentar o projeto Cidadania 382, em parceria com a Petrobrás, que vai viabilizar a composição de um núcleo de formação em Ubatuba no próximo ano.

Representantes do gabinete, da Secretaria de Educação de Ubatuba e de organizações sociais, como Namaskar, Tamoio de Ubatuba e Clube de Castores Ubatuba acompanharam a apresentação sobre a instituição Politize e o projeto.

O programa Embaixadores Politize  visa a formação de pessoas interessadas em solucionar os problemas do Brasil. Para isso, procura parceiros para reunir representantes da sociedade civil para participar de formações gratuitas tendo como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento político e formar novas lideranças cidadãs, capazes de resolver problemas públicos e se reconhecerem como protagonistas em suas cidades, seja nas capitais ou interior, transformando a democracia brasileira a partir de seus territórios.

“Trabalhamos para que cidadãs e cidadãos participem da proposição de soluções, comparecendo em espaços de decisão política e assumindo papéis de liderança em governos, instituições e organizações de impacto em políticas públicas”, explicou o gestor de núcleo de lideranças, Vinícius Zunino.

A iniciativa é destinada a pessoas de todas as idades, mas, acima de tudo, aos jovens a partir dos 16 anos (o foco são jovens de 16 a 29 anos).  As inscrições devem ser abertas em março 2023 e o programa acontecerá entre os meses de abril e setembro do mesmo ano. A formação acontecerá de maneira online e prevê três encontros presenciais, que desenvolverão temas em quatro eixos: conhecimento político, diálogo plural, empatia cidadã e protagonismo comunitário. Ao final, os receberão um certificado concluindo a capacitação.

“Esse projeto é muito importante, pois através da educação política podemos formar futuras lideranças e multiplicadores da informação”, destacou a assessora de Relações de Governo, Priscilla Hunck.

Na região, a Politize também desenvolve trabalhos em São José dos Campos, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, São Vicente e Santos.

/* * VLibras */