Pré-conferência reúne Caiçaras do centro, centro-sul e centro-norte

Caiçaras residentes das regiões central, centro-sul e centro-norte participaram da penúltima pré-conferência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais que aconteceu na noite dessa terça-feira (16), no Centro Cultural Araponga.

No encontro foram discutidos diversos temas, entre eles, cultura, identidade, saúde, saneamento básico e turismo, com o objetivo de categorizar demandas gerais e específicas para os territórios. As reuniões são essenciais para que os comunitários contribuam ativamente e compartilhem suas ideias, necessidades e modo de vida.

“A reunião foi proveitosa e as comunidades aguardam pelas melhorias discutidas, como é o caso do saneamento básico, da pesca e do turismo”, comentou Mestre Pedrinho, responsável pela Folia do Divino.

A última pré-conferência está marcada para o dia 23 de abril, às 9h, na Aldeia Rio Bonito, no Sertão do Itamambuca.

Conferência: um importante momento para as políticas públicas

A conferência, realizada a cada dois anos, se destaca como uma oportunidade para que os Povos Originários e Comunidades Tradicionais participem ativamente das decisões municipais. Neste ano, o evento acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

O encontro é um esforço conjunto entre os povos e comunidades tradicionais e o setor público, sendo um meio de fomentar o protagonismo na criação de políticas públicas.