Poder Executivo Municipal

Saúde reforça importância do pré-natal odontológico para gestantes

Saúde reforça importância do pré-natal odontológico para gestantes

A Secretaria de Saúde, por meio das equipes de Saúde Bucal dos postos e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), tem reforçado as orientações sobre a importância do pré-natal odontológico para todas as gestantes, com pelo menos uma consulta durante o período da gravidez. O acompanhamento é gratuito e fundamental para a saúde bucal da mamãe e do bebê.

Os dentistas explicam que durante a gravidez ocorrem alterações hormonais que impactam na saúde bucal da gestante, como o surgimento de inflamações na gengiva que aumentam os riscos de sangramento, sensibilidades nos dentes e o surgimento de cáries.

De acordo com a dentista Dra. Lígia Condini, especialista em periodontia e integrante do CEO, as infecções bucais aumentam os riscos do bebê nascer prematuro, com baixo peso e até com má formação. “O acompanhamento do pré-natal odontológico previne doenças que afetam a saúde da mãe e do bebê. A gestante passa por avaliação, recebe o tratamento necessário e também é orientada quanto aos cuidados essenciais para a saúde bucal da criança, como dicas de amamentação e higiene correta da boca do recém-nascido”, explicou a dentista.

A profissional ressalta ainda que cuidar da saúde bucal desde os primeiros meses garante hábitos mais saudáveis de higienização da boca para toda a vida. “Para a mãe os cuidados bucais deixam a gestação mais saudável e tranquila e, para os bebês, as ações preventivas ajudam a evitar problemas dentários futuros”, destacou.

O atendimento odontológico às gestantes é prioritário. Para ter acesso é preciso iniciar o pré-natal na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência e retirar o encaminhamento para o setor de odontologia.

/* * VLibras */