Aldeia Renascer recebe pré-conferência de comunidades tradicionais

A Aldeia Renascer, na região sul de Ubatuba, recebeu na quarta-feira, 23, mais uma etapa preparatória rumo à I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba, que envolve caiçaras, quilombolas e indígenas.

Além de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, que coordena o processo, participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Comunicação, Educação, Pesca e Agricultura e Saúde, além da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O evento iniciou com uma breve cerimônia de boas-vindas, conduzida pela liderança da comunidade, Cristiano Awa Kiririndju, e o coral da aldeia. Na sequência, foi dado início aos trabalhos com explicação geral da metodologia e divisão dos participantes em grupos para aprofundar os debates sobre dificuldades e demandas em torno aos eixos temáticos da conferência.

Uma das preocupações da comunidade é com o turismo desordenado, que gera grandes quantidades de resíduo sólido deixados na natureza. Como alternativa, a demanda é por reforço ao turismo de base comunitária, com instalação de um centro de informações na entrada do bairro, melhor sinalização do território, divulgação da aldeia na página da Prefeitura de Ubatuba, realização de cursos de capacitação e apoio à ampliação de estruturas de apoio como alojamento, cozinha comunitária e ponto de comercialização, com a perspectiva da economia solidária.

Outro apoio solicitado foi no sentido de reforçar as demandas junto aos órgãos competentes pela demarcação da terra indígena, intensificação da fiscalização contra construções irregulares e mineração clandestina, além de realização de rondas rotineiras de segurança pública para prevenção ao tráfico de drogas e outros crimes e reforço iluminação pública.

Construção de espaço para práticas esportivas, capacitações para elaboração de vídeos de divulgação, apoio à realização de intercâmbios entre aldeias indígenas e entre estudantes da aldeia e de escolas não-indígenas e de outras comunidades tradicionais para troca de saberes, contratação de monitores e instrutores da aldeia e reconhecimento dos indígenas como agricultores são outras demandas, que articulam educação, cultura e geração de renda.

A pré-conferência encerrou com a eleição de seis delegados e delegadas titulares e seis suplentes para representar a aldeia durante a I Conferência Municipal de Comunidades Tradicionais de Ubatuba, que acontecerá em 30 de abril de 2022, no Teatro Municipal.

Um relatório detalhado das propostas feitas nas pré-conferências será elaborado pela comissão organizadora.

Confira o calendário das próximas pré-conferências

10/03, às 09h: Quilombo da Fazenda

11/03, às 17h: Quilombo da Caçandoca