Prefeito Mauricio inaugura creche no Vale do Sol, em Ubatuba

O prefeito Mauricio Moromizato e o secretário de Educação de Ubatuba, Rafael de Souza, inauguraram na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, o Centro Educacional Infantil (CEI) Irmã Sofia R. de Lima – unidade vinculada, no Vale do Sol, região oeste da cidade.

A cerimônia contou com a presença dos pais, mães e outros familiares responsáveis pelas crianças, além de integrantes da equipe administrativa da secretaria de Educação e de professoras e demais funcionárias que trabalham na unidade.

A unidade no Vale do Sol, que fica na rua Bauxita, 123, é o primeiro equipamento público com funcionamento permanente a ser instalado no bairro, um dos mais carentes da cidade.

“É um orgulho participar da gestão que mais criou vagas em creche e priorizou a primeira infância no município”, destacou o secretário Rafael. “Em 2013, eram apenas 1,5 mil vagas. Com as vagas que criamos, chegamos a quase 2,5 mil crianças”.

A unidade resulta da parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, que cedeu o espaço antes destinado a atividades comunitárias, mas que não contava com uma programação permanente.

O prefeito enfatizou a importância da participação de toda a comunidade no cuidado do espaço. “Esta creche não é da Prefeitura, mas sim de toda a população, que também pode continuar a utilizá-la como espaço para realizar reuniões e outras atividades comunitárias nos períodos noturnos e nos finais de semana”.

“Foi quase um ano de procura sem sucesso de um imóvel adequado para alugar e resolver a demanda por creche até chegarmos a este espaço, que já pertencia ao município e estava subutilizado”, explica Rafael. Foram então feitas reformas para adaptar a infraestrutura e comprados mobiliários próprios como os cadeirões para alimentação.

A diretora Tania dos Santos Sarkis explica que a equipe de trabalho é composta por um total de 13 funcionários: oito agentes educacionais concursadas, duas professoras contratadas por processo seletivo, uma colaboradora na limpeza e duas merendeiras. Elas cuidam de um total de 46 crianças entre quatro meses e quatro anos matriculadas na unidade, que funciona das 7 às 17 horas. “Eram crianças que antes estavam sem vagas e que agora contam com esse acolhimento e cuidado”.