Prefeitura abre edital para Calendário Turístico 2017

A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba está com edital aberto para a seleção de eventos que vão compor o calendário de turismo Viva Ubatuba 2017. As inscrições são gratuitas, vão de 14 a 28 de novembro, e devem ser feitas somente pela página Viva Ubatuba.

Podem ser inscritas propostas de eventos com temática esportiva, cultural, religiosa, náutica, ecológica, gastronômica e de negócios. O objetivo é selecionar eventos com potencial para promover a cidade durante o ano todo, em especial, no período denominado como baixa temporada, movimentando os setores produtivos da cadeia local do turismo e promovendo o destino Ubatuba de forma organizada. 2017 será o segundo que o município promove o edital para participação no calendário de turismo.

“Até ano passado, o calendário adotava toda a demanda de eventos que chegava, sem nenhum critério. Nós fizemos um edital para a entrada nesse calendário. Foi feito um chamamento público, no qual participaram empresas de Ubatuba e da região, do Vale do Paraíba, muitas de São Paulo e para entrar no calendário elas precisaram comprovar a existência do cadastro da empresa, com CNPJ, registro, que tenha vida e, pelo menos, ter realizado três últimos eventos grandes”, explica Amábile Cecília Cursino Pereira, diretora operacional de Eventos e Receptivo da Secretaria de Turismo de Ubatuba.

A adoção dessa medida favoreceu a credibilidade dos eventos. Em 2016, foram 17 eventos (de fora) inclusos no calendário turístico, fora os organizados pela cidade. “No lançamento do calendário, a gente falou sobre a credibilidade. Muitas pessoas entraram em contato com nosso setor para saber quando teria chamamento novamente. Tem um monte de gente querendo inscrever projeto para entrar”, comemora Amábile.

Como funciona

As propostas recebidas serão analisadas por uma comissão formada por membros da Secretarias de Turismo e Esporte, da FundArt (Fundação de Arte e Cultura), Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba) e representante do Conselho Municipal de Turismo, que avaliarão o potencial do evento conforme os critérios previstos no edital, tais como a valorização do desenvolvimento econômico, das tradições locais e da sustentabilidade dos recursos naturais.

Aquelas que forem selecionadas e estiverem com as documentações devidamente aprovadas serão incluídas na programação do calendário de 2017, gerando promoção institucional para o evento e suporte operacional para a sua realização – o que inclui apoio de divulgação em mídias impressas, como cartazes e painéis, e também nos portais e redes sociais da Prefeitura.

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, localizada na avenida Iperoig, 214, Centro, ou pelo telefone (12) 3833 9123, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 horas.