Poder Executivo Municipal

Fundart atualiza programação de eventos da 18ª Caiçarada

Fundart atualiza programação de eventos da 18ª Caiçarada

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) mudou a programação de apresentações do 18º Festival de Cultura Popular Caiçarada, que acontecerá neste final de semana na praça de eventos da avenida Iperoig, na praia do Cruzeiro. A nova agenda de eventos foi divulgada nesta quarta-feira, 26. 

O festival reunirá apresentações musicais e manifestações da cultura popular da cidade, juntamente com as tradições das comunidades caiçara e quilombola, como parte do legado cultural do município. A Caiçarada é uma iniciativa da Fundart, com o apoio da Prefeitura de Ubatuba. 

A celebração contará, além do palco, com barracas com comidas típicas, dentre elas a tradicional tilápia, além de uma reprodução de uma casa construída com técnica de pau-a-pique, utilizada desde o período da colonização portuguesa no século XVII. .

A nova programação mantém a solenidade de abertura da Caiçarada na sexta-feira, 28, às 19h30. As apresentações começam às 20h com o maracatu de Folha de Mariwô, o Fandango Caiçara de Ubatuba às 21h, e o Fandango Ciranda Caiçara às 22h. A noite terá como fechamento, às 23h30, o “Menor Forró do Mundo”, com Gui da Sanfona e Arrasta Pélvis.  

No sábado, 29, a festa começa às 15h com a contação de causos “João de Souza”, com convidados, seguida da apresentação do grupo de capoeira Arte Universal Escravo Quilombo, às 17h. Já às 19h é a vez da congada de bastões São Benedito, seguida de três apresentações de fandango: Mestre Pedrinho, às 20h, Caiçara do Prumirim às 21h, e Bacurau, às 22h. O encerramento é com a apresentação da dupla Nako & Rafael.  

A edição deste ano da Caiçarada chega ao final no domingo, 30, com os eventos mais aguardados pelo público. A Corrida de Canoas começa às 9h, com participantes em competições individuais ou em dupla, com premiações em dinheiro aos vencedores. O Grupo Senzala de Capoeira se apresentará na praça de eventos às 15h, com o maracatu do Baque Elevado às 16h. A praia do Cruzeiro receberá, a partir das 18h30, o Festival de Viola “João Alegre”, e Michel Rodrigues se apresenta a partir das 21h.

/* * VLibras */