Poder Executivo Municipal

Programação da VI Semana do Direito à Educação Inclusiva vai até o dia 26

Programação da VI Semana do Direito à Educação Inclusiva vai até o dia 26

Até o dia 26 de setembro, a Secretaria de Educação de Ubatuba está promovendo a da VI Semana do Direito à Educação Inclusiva – “Construindo caminhos, acolhendo as diferenças”. O evento acontece anualmente e é regulamentado pela Lei Municipal 4000/17.

Nesta quinta-feira, 22, a programação acontece no plenário da Câmara Municipal de Ubatuba a partir das 19 horas e terá abertura com uma apresentação de dança com alunos da Apeau, seguida da palestra “Revitalização das relações no contexto da inclusão escolar, com a Psiquiatra Infantil Marcela Pellegrino.

Na segunda-feira, 19, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto sediou a cerimônia de abertura do evento com a exibição do Espetáculo Bonvenuto: apresentada por 16 alunos do colégio de Guarulhos (que leva o mesmo nome) – dentre eles, uma aluna com transtorno do espectro autista.

A ocasião contou com a presença da Prefeita Flávia Pascoal, que destacou que a inclusão é prioridade. “Conquistamos uma emenda de mais de R$ 1 milhão de reais para o nosso novo prédio da Associações de Pais e Amigos dos ExcepcionaisApae e estamos promovendo a capacitação em Libras aos nossos professores da Rede Municipal como mais uma ferramenta de inclusão”, frisou.

Na terça-feira, 20, os presentes puderam conferir a apresentação do Coral infantil de Libras, bem como a palestra: os desafios da inclusão para a comunidade escolar – especialistas na relação família-escola no Brasil, com Tais Bento e Roberta Bento.

Na quarta, foi a vez da fonoaudióloga da equipe multidisciplinar da SME, Graziela Alves, falar sobre a importância da afetividade no desenvolvimento da linguagem. “Conforme o bebê vai crescendo, ele vai entendendo a entonação da mãe, do pai, das pessoas que estão em volta e vai desenvolvendo a linguagem. Tudo isso é muito importante para que mais tarde ele desenvolva uma fala e corresponda através da fala também”, disse a profissional.

 

Confira os demais dias de programação

Sexta-feira – 23 de setembro

19h – Abertura: Banda do Silêncio- Maestro Fábio Bonvenuto

Palestra: Entendendo o Benefício de Prestação Continuada (Loas) – Advogada especialista em Direito Previdenciário Telma dos Santos

Local: Câmara Municipal de Ubatuba

Sábado – 24 de setembro

8h às 12h – Festival Paralímpico – esportes adaptados para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos

Local: Praia do Perequê-Açu

Segunda-feira – 26 de setembro

19h – Abertura: Projeto Som do Silêncio – Coral Infantil de Libras

Bate-papo com membros da comunidade surda

Apresentação com surdos

Local: Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

/* * VLibras */