Sato entrega mais uma viatura em abertura da Semana Nacional do Trânsito

O prefeito de Ubatuba,  Délcio Sato (PSD) prestigiou a abertura das atividades em  comemoração à Semana Nacional do Trânsito, que acontecem de 18 a 25 de setembro no município. Na ocasião, ele fez a entrega de mais uma viatura para a cidade, que será utilizada pela coordenadoria de Trânsito.

A iniciativa tem como tema “minha escolha faz a diferença no trânsito” e as atividades desenvolvidas serão concentradas no Centro de Convenções “Alfredo Bischof”.

Na programação, constam atividades como o atendimento a nove escolas da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, com uma previsão de aproximadamente 900 alunos participantes.

“Estamos aqui fazendo um trabalho educativo com todas as crianças de nossas escolas, tanto na parte de trânsito como também, de meio ambiente”, destacou Sato.

A programação acontece das 8h às 17h. Na sexta-feira, 22, o Dia Mundial sem Carro será celebrado com um passeio ciclístico que partirá às 18 horas do Centro de Convenções. Todos os munícipes que desejarem poderão participar. As atividades do dia se encerram com a palestra no auditório da Unitau, a partir das 19 horas, que será ministrada pelo conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), bacharel em Direito, Osieo Hecher.

No sábado, 23, haverá Blitz Educativa das 9h às 11 horas. Na rua Thomaz Galhardo – altura Praça 13 de Maio serão abordados pedestres, ciclistas e condutores de automóveis, Já em frente ao Ginásio de Esportes “Tubão”, serão abordados motociclistas – com o apoio do Motoclube Cruz de Ferro. Serão entregues folhetos e sacolinhas de lixo para veículos.

Educação no Trânsito

O quarto ano da E.M. Profª Altimira Silva Abirached foi uma das primeiras turmas a participar das atividades da Semana. A professora Renata Vitoria Dugain acompanhou seus 20 estudantes e avaliou o evento como excelente.

“Achei extremamente didático. Os policiais muito acessíveis, transmitindo informações preciosas aos alunos, como por exemplo, a importância da utilização do cinto de segurança e a idade a partir da qual eles podem trafegar no banco da frente dos veículos”, comentou.

A docente ainda  destacou a importância de realizações como essa, principalmente na formação de futuros condutores, porque “por mais que o cronograma preveja noções sobre trânsito como mini -currículo em sala de aula, o formato das atividades da semana é muito mais produtivo”, acrescentou.

O coordenador de Trânsito de Ubatuba, Adonel Sousa Rodrigues Junior, afirmou que o objetivo é promover a iniciativa mais de uma vez por ano. “É importante ensinar os alunos desde a menor idade possível, pois quando eles forem condutores, estarão mais experientes e mais educados, inclusive”, finalizou.

A ação é coordenada pelo Departamento de Trânsito, com o apoio da Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Guarda Municipal, Detran, Polícia Científica (Instituto Médico Legal – IML) e Defesa Civil.