Poder Executivo Municipal

Secretaria de Saúde faz alerta para prevenção da gripe H3N2

Secretaria de Saúde faz alerta para prevenção da gripe H3N2

O aumento de casos de gripe no Brasil causado pelo vírus da influenza H3N2 tem gerado um novo alerta de possível surto da doença, que já registrou mortes em alguns estados do país. Em Ubatuba, a Secretaria de Saúde informa que o município ainda não possui casos laboratorialmente confirmados da gripe H3N2, mas que a preocupação se dá pela chegada da temporada de verão, quando o município recebe grande quantidade de turistas.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

A prevenção da gripe H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos.

O Brasil possui vacinas que protegem contra o vírus Influenza A e B, no entanto, elas não são específicas para a variante H3N2, que está atingindo o país. De acordo com o Instituto Butantan, maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul, a previsão é de que a vacina para H3N2 chegue ao Brasil a partir de março de 2022.

/* * VLibras */