Semana do Idoso de Ubatuba tem programação variada

Semana do Idoso de Ubatuba tem programação variada

As secretarias de Esportes e Lazer e de Assistência Social da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e o Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba, prepararam uma programação especial para os idosos em comemoração a seu dia, celebrado nacional e internacionalmente em 1º de outubro.

A data marca também os 15 anos da aprovação da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que tornou vigente o Estatuto do Idoso, que regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

A Semana do Idoso abre com palestras sobre saúde do idoso, legislação e importância da atividade física, apresentações culturais e coffee break no Teatro Municipal, a partir das 8h da segunda-feira, dia 1º.

Já a terça feira, 2, é de atividades físicas diversas: alongamento, yoga, zumba e vôlei adaptado ao ar livre, que acontecerão na praça Treze de Maio, a partir das 8h.

Na quarta, 3, tem baile dançante animado pela dupla Adriano e Juliano no Centro de Capacitação Profissional, ao lado do Terminal Turístico do Perequê-Açu, a partir das 19h. Uma van fará o transporte entre o ginásio Tubão e o local do evento a partir das 18h30.

Para quem não gosta de baile, outra opção no dia 3 de outubro será o show musical “Os tambores de Minas”, que acontecerá no Teatro Municipal a partir das 19h30. Interessados em assistir ao espetáculo devem inscrever-se com seu professor ou diretamente no ginásio Tubão. É necessário apenas o nome completo e bairro. Também será possível retirar ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, pela ordem de chegada.

A secretaria de Esportes e Lazer informa que nos dias dos eventos não haverá atividades nos bairros e na piscina municipal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3836-2527 ou 99767-6206.

 Inscrições para o concurso Miss e Mister Melhor Idade

Durante as atividades da Semana do Idoso e até o dia 3 de outubro, também poderão ser feitas inscrições para a etapa regional do concurso Miss e Mister Melhor Idade 2018. Podem se inscrever pessoas que tenham 60 anos ou mais completados até a data do concurso (26 de outubro).

População idosa no Brasil

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população brasileira de idosos hoje supera a marca dos 30,2 milhões em 2017. O Estatuto do Idoso institui que são obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

 

Crédito da foto: Sergio Amaral/Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)