“Somos todos Educadores” é tema da XXI Semana da Educação de Ubatuba

O evento anual mais esperado pela secretaria de Educação está chegando. Nos dias 29, 30 e 31 de julho, a pasta promove a XXI Semana da Educação de Ubatuba – formação de professores, gestores, funcionários (agente educacional, monitor, agente administrativo de escola, secretário escolar) da Rede Municipal de Ensino e funcionários terceirizados (merendeiras), que acontece com uma programação simultânea, sediada pelos seguintes locais:  Teatro Municipal de Ubatuba, Salão da Igreja São Francisco e E.M. Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Baseada no tema “Somos todos Educadores”, a proposta é de, ao longo dos três dias, promover atividades para todos os segmentos da Educação, reconhecendo o quanto que cada categoria – professores, auxiliar de serviços gerais, merendeiras, gestores, secretários de escola, motoristas, pais, pessoal da manutenção escolar – se torna referência para as crianças e adolescentes que frequentam as unidades, reconhecendo-o como um “educador em potencial”.

“Conscientes disso, a secretaria da Educação realiza a programação, com encontros e oficinas, para auxiliar nesse aprimoramento que permita nossos educadores a condução desse processo da melhor forma possível, independente da função que desempenham”, explicou a secretária da pasta, professora Pollyana Gama.

Além disso, o evento também será uma oportunidade para o intercâmbio de práticas pedagógicas bem-sucedidas. “ Vários professores se inscreveram para compartilhar de suas vivências em sala de aulas, projetos que desenvolvem e geram bons resultados com reconhecimento da equipe gestora e de supervisão. Esse é um dos destaques da programação, que acontece no dia 31 em ambos períodos”, acrescentou Pollyana.

O evento ainda conta com a participação de palestrantes renomados, como Prof. Dra. Bernadete Gatti, o sociólogo César Callegari e o psicólogo Dr. Augusto Cesar Maia, que marca presença no dia de encerramento, trazendo uma abordagem  sobre a importância da família no processo educacional.

Ação inédita

Aproveitando a oportunidade da data, o período da semana ainda vai coincidir com a realização da primeira Feira Literária Infantil de Ubatuba – Fliu, que terá uma programação própria, recheada de cultura e artistas, convidados e locais, inclusive com venda de livros. A iniciativa é uma realização da D3 Educacional iniciativa e apoio da Prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.

Serão dias com muito conteúdo, como a participação de escritores falando sobre o processo criativo ou contando sobre suas obras e propósitos. Haverá, ainda apresentações artísticas e  atividades, em sua maioria, concentradas na parte da tarde, visando  trazer o público familiar.

Confira aqui as programações segmentadas por público e a programação da Fliu: