Teatro Municipal exibe o longa “Incompatível com a vida”

Iniciativa faz parte do projeto Cinema Popular

Os amantes da sétima arte de Ubatuba já tem data importante para anotar na agenda. No dia  4 de abril, às 19h, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto exibirá gratuitamente o longa-metragem “Incompatível com a vida” . A iniciativa do projeto Cinema Popular ainda promoverá um bate-papo com a diretora do documentário Eliza Capai após a exibição.

“Incompatível com a Vida” é um documentário brasileiro que reflete sobre vivências da maternidade da cineasta Capai, quando decidiu registrar diversos vídeos no período de sua gestação. Porém, algum tempo depois, o feto foi diagnosticado com uma má formação -“incompatível com a vida”. Com a descoberta, além dos registros da própria gravidez, a diretora acompanhou os relatos de outras mulheres que compartilharam experiências parecidas com as dela, trazendo temas como vida, morte e políticas públicas.

O documentário foi premiado no Festival Internacional É Tudo Verdade, na categoria Melhor Documentário Brasileiro: Longas ou Médias-Metragens.

“Vale destacar que a diretora é residente em Ubatuba e dirigiu, entre outros, o filme Espero Tua Revolta, exibido na estreia do Cinema Popular em fevereiro de 2023″, explicou Claudia Ciarrocchi, coordenadora do Setorial de Cinema e Fotografia da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.

O longa tem classificação indicativa para 14 anos, duração de 92 minutos, e os interessados na exibição devem retirar os ingressos no site Megabilheteria.com.

Cinema Popular em Ubatuba

O Cinema Popular é um projeto idealizado por integrantes do grupo Apoenã de Fotografia e Cinema, composto por cineastas, profissionais da fotografia e produtores culturais do Setorial de Cinema e Fotografia da Fundart. A iniciativa traz sessões de cinema de forma gratuita à população, além de promover debates sobre os temas dos filmes exibidos.

As sessões ocorrem na primeira quinta-feira de todos meses, no Teatro Municipal, e tem reunido um público de cerca de 150-200 pessoas por sessão.

“Existe a intenção de ampliar o número de sessões mensais, além de realizar a itinerância do Cine Pop aos bairros distantes do centro, aumentando, assim, o acesso da população de Ubatuba a um programa cultural de extrema relevância para formação de cidadãos”, concluiu Claudia.