Poder Executivo Municipal

Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal divulga telefones de contato

Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal divulga telefones de contato

Você sabia que o departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Ubatuba é o setor responsável por agendar consultas, castração e aplicação da vacina antirrábica de cães e gatos no município, e ainda receber as denúncias de maus-tratos contra animais?

Criado em 2021, o setor abrange todas as ações voltadas para o bem-estar animal, atendendo a população no Centro de Referência Animal (CRA), localizado na Avenida Pacaembu, 101, na Estufa I. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O departamento também faz atendimento por telefone, pelo número (12) 3833-1085 para agendar consultas, castrações, vacinação e sanar outras dúvidas dos munícipes. O contato (12) 3833-1004 é exclusivo para denúncias de maus-tratos contra animais.

O diretor do departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Carlos Rocha, explica que o setor também é responsável pelo Canil municipal e pelo Castramóvel, que atualmente está desativado e passará por adaptações estruturais para melhorar o fluxo de funcionamento e se adequar às normas atuais exigidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo. Enquanto aguarda as melhorias, Rocha ressalta que as castrações de cães e gatos serão realizadas em clínicas conveniadas com a prefeitura.

Vacina antirrábica

A vacina antirrábica deve ser anualmente aplicada em cães e gatos para proteger contra a raiva – doença que acomete animais e seres humanos, capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central. Por mês, Ubatuba aplica em média 200 vacinas antirrábicas na cidade. Para a imunização, basta ligar e agendar a aplicação. É necessário apresentar comprovante de endereço e documento pessoal do responsável pelo animal.

/* * VLibras */