Acesso Social: Ubatuba participa de capacitação sobre CadÚnico

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ubatuba esteve presente durante capacitação voltada aos entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico) dos municípios paulistas. O treinamento iniciou na terça, 5 de dezembro, e encerrou na sexta-feira, 8, na cidade de Serra Negra (SP).

O curso foi ofertado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Diretoria de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Vale do Paraíba.

O objetivo foi oferecer informações para tornar o servidor apto a realizar a coleta de informações das famílias e a inserção correta dos seus dados no Sistema de Cadastro Único V7, que, por ser o primeiro acesso a vários programas do Governo Federal, é crucial que seu preenchimento seja realizado conforme as normas estabelecidas.

Ubatuba foi representada pelo Chefe do Cadastro Único Social, Felipe Fátima Monteiro, que compartilhou a experiência adquirida durante a capacitação.

“O curso foi didático e contou com instrutores capacitados que nos instruíram de forma correta sobre o preenchimento do cadastro a fim de que exerçamos um trabalho de excelência para a população”

Também estiveram representantes da cidade de Taubaté, Pindamonhangaba, Caraguatatuba, Cunha e outras cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O que é CadÚnico?

Conforme o site do governo federal, o Cadastro Único é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, utilizado para mapeamento das necessidades da população de baixa renda e o acompanhamento da melhoria de vida dessas famílias, bem como a porta de entrada para programas sociais, que usam os dados cadastrais para selecionar seus beneficiários em âmbito federal, estadual e municipal.

Com o Cadastro Único, as famílias de baixa renda podem receber benefícios sociais, como Bolsa Família e desconto na conta de luz. Os benefícios variam de acordo com cada família cadastrada.

Como se cadastrar?

Para realizar a atualização/cadastramento, é necessário comparecer ao CRAS do seu bairro, portando os seguintes documentos originais:
– RG;
– CPF;
– Título de eleitor;
– Comprovante de residência com CEP atualizado;
-Menores de idade: RG ou Certidão de nascimento e declaração escolar;

Realizar a entrevista e aguardar a aprovação do benefício.