Ubatuba está preparada para ocorrências do período chuvoso

O verão começa no dia 21 de dezembro e, com a estação, chegam também as chuvas. Por isso, a Defesa Civil de Ubatuba já está preparada para a atuação no período em que é comum o registro de ocorrências, como deslizamento de massa devido ao encharcamento do solo.

Além do trabalho preventivo, realizado de maneira constante no município, o órgão realizou encontros com os setores da prefeitura que atuam em conjunto nesse tipo de situação para conscientizar sobre a logística e funcionamento do sistema durante as ocorrências: procedimento que integra o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil- PCPDC.

O protocolo é específico para escorregamentos de encostas, alagamentos, inundações e outras ações decorrentes as ações do tempo nas regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. O diretor da Coordenadoria de Defesa e Proteção Civil, Ricardo Domingos Gil, explicou que o objetivo do PPDC é prever as ações e os cenários no município, fazendo com que esteja melhor preparado e organizado para coordenação no enfrentamento aos eventos relacionados a escorregamentos de encostas, alagamentos, inundações e outras ações decorrentes as ações do tempo, protegendo a população e a infraestrutura da cidade.

“A Secretaria de Assistência Social já está de prontidão, já temos os possíveis abrigos alinhados de norte a sul com a Secretaria de Educação pois, geralmente, são escolas que alojam as pessoas em caso de emergência. O Fundo Social de Solidariedade já tem uma quantidade básica de material e colchonetes para um primeiro atendimento e os bombeiros voluntários já estão alertas caso haja necessidade de apoio. Caso seja uma ocorrência de grande porte, solicitaremos o apoio estadual, assim como fizemos em abril”, garantiu Gil.

Ele ainda lembrou que no trecho da BR-101 que vai da Praia Grande até a divisa com Paraty, qualquer evento ou ocorrência conta com o apoio da CCR-RioSp, concessionária que administra a rodovia.

Alerta para população

O risco de inundação e alagamentos pela diminuição ou impedimento da vazão das águas pluviais e fluviais aumenta com a agitação marítima e a alta da maré, por isso, a atenção da população deve ser redobrada no período noturno, que é o momento em que o volume d’água da noite e início da madrugada fica acumulado nas ruas e rios.

Em caso de chuvas intensas, recomenda-se atenção especial as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos; em situações de alagamento e/ou enxurrada, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar as enxurradas.

Também é indicado pela Defesa Civil que, caso a situação comece a se agravar, os moradores das áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal; no caso de mudanças notáveis na condição climática, que apresentam indícios de chuva forte, as pessoas não devem ficar em espaços abertos, como praias, nem próximo a árvores devido a incidência de raios; também é necessário ficar atento ao frequentar cachoeiras pois, caso o volume d’água esteja alto, podem ocorrer enxurradas.

A Defesa Civil pode ser acionada para o atendimento de ocorrências pelo telefone 199.