Tekoa Yakã Porã – Aldeia Rio Bonito recebeu última pré-conferência

A Aldeia Rio Bonito, localizada no Sertão da Itamambuca, foi cenário da última pré-conferência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais, que aconteceu na tarde da última terça-feira, dia 24.

No total, nove encontros foram realizados de Norte a Sul do município para ouvir indígenas, quilombolas e caiçaras em seus territórios e identificar demandas prioritárias a esses povos e comunidades tradicionais, que serão discutidas na Conferência Municipal programada para os dias 21 e 22 de maio, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

Na ocasião, estiveram reunidos indígenas moradores do território e representantes do setor público, com o objetivo de registrar demandas gerais e específicas identificadas pela população.

Na Aldeia Rio Bonito moram cerca de 13 famílias com seu tradicional modo de vida Guarani (nhandereko). Ela é uma das 3 aldeias da Terra indígena Boa Vista e para chegar até o local é preciso atravessar o Rio Itamambuca.

Billy Tupã Fernando, membro da comissão organizadora, falou sobre a dinâmica da pré-conferência. “A reunião foi bem objetiva e produtiva. A comunidade expôs o que quer e todos os eixos lidos foram bem explicados e entendidos. Também foram escolhidos os delegados que irão participar da conferência no teatro. Agora, o que a gente quer com o setor público é tornar às soluções para estas demandas em realidade e de fato trazer melhorias para o território”.

Nas próximas semanas a Comissão Organizadora se reunirá para dar andamento a organização e divulgação da 2ª Conferência Municipal dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Ubatuba.