Poder Executivo Municipal

Caiçaras de Ubatuba são tema de documentário a ser lançado na Festa de São Pedro Pescador

Caiçaras de Ubatuba são tema de documentário a ser lançado na Festa de São Pedro Pescador

O documentário “Filhos do Mar, a comunidade caiçara de Ubatuba”, produzido por alunos do curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) como trabalho de conclusão de curso, será lançado oficialmente em Ubatuba dentro da programação da 94ª Festa de São Pedro Pescador.

A exibição acontecerá no dia 1 de julho, às 18h, no Sobradão do Porto, localizado na Praça Anchieta, n° 38, próximo à rua Balthazar Fontes, no Centro. A iniciativa tem o objetivo de propagar e fomentar ainda mais a cultura do município.

O documentário tem como foco principal a cultura caiçara, que se destaca na manutenção de hábitos como a pesca artesanal, a agricultura, a realização de festas tradicionais, a fabricação de redes, canoas e instrumentos musicais, entre outros.

A produção busca retratar o cenário atual, expondo as adversidades e as medidas em curso para a manutenção e preservação da comunidade tradicional.

Segundo os estudantes que elaboraram a produção, a ideia surgiu quando um dos integrantes do Projeto Experimental, realizado pelo Sesc Bertioga, participou de uma oficina caiçara em 2013, no litoral paulista. Quando a temática foi compartilhada com os colegas, os demais integrantes do grupo se interessaram e assim teve o início o processo de pesquisa.

​​​Veja os nomes da equipe que produziu o documentário:

Gabriel Furlan – direção, fotos, produção e texto

Isabela Rodrigues – direção, produção e texto

Paula Carriel – direção, produção e texto

Rafaela Rodrigues – direção, produção e texto

Gustavo Bô – imagens e edição 

Leia mais sobre o documentário na página: https://filhosdomar.wixsite.com/filhosdomar/o-projeto

 

Funcionario
/* * VLibras */