Seminário de Segurança e Fomento Turístico aborda importância de trabalho integrado no município

Cerca de 150 pessoas, entre autoridades, imprensa e munícipes, compareceram ao auditório da Universidade de Taubaté – Unitau em Ubatuba na tarde da última sexta-feira, 23, para participar do Seminário de Segurança e Fomento Turístico.

A iniciativa da Prefeitura de Ubatuba contou com a presença do assessor especial do Ministério do Turismo, Maurício Sponton Rasi, que também possui vasta experiência na temática segurança –além de ser delegado de polícia, ocupou cargos como assessor do Ministério da Justiça.

Rasi parabenizou o prefeito Délcio Sato (PSD) pela realização do seminário, afirmando que há tempos não via alguém tão entusiasmado em promover iniciativas como essa, que visam discutir temas tão importantes, e nas quais se investe no processo de mobilização da sociedade civil. “Há alguém interessado e comprometido em trabalhar pelo município”, completou o palestrante.

Ele ainda comentou que o objetivo do seminário é a sensibilização da sociedade sobre a  prevenção quanto à segurança a nível municipal, possibilitando uma visão integrada do setor – que reflete na consolidação de um turismo de qualidade, pois é um dos aspectos que mais influencia os turistas na hora da escolha do destino. Abordou, também, a importância da criação de roteiros alternativos para a quebra da sazonalidade e frisou que o turismo é uma indústria que gera emprego e renda.

“É importante fazer um diagnóstico da situação do município, pois para gerir a segurança é necessário estabelecer procedimentos, definir responsabilidades, desenhar processos (protocolos) e dispor de recursos. É um trabalho conjunto que envolve o setor público, entidades privadas, ONGs e prestadores de serviços”, sugeriu o palestrante.

Ao final da explanação, Rasi comentou sobre o Fungetur- que é administrado pelo Ministério do Turismo e operado, atualmente, pela Caixa Econômica Federal. O Fundo oferece linhas de crédito para reforma, modernização e ampliação de empreendimentos turísticos.

Fórum

Foi composta uma mesa com as autoridades ligadas à segurança no município, como Polícias Militar e Civil, Polícia Rodoviária Federal, Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, Guarda Civil Municipal e secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, liderada pelo prefeito Sato.

O público presente pôde fazer perguntas e compartilhar experiências e sugestões sobre segurança.

“O intuito foi despertar as pessoas para o tema para que possamos dar continuidade aos trabalhos na Segurança Pública. Temos esse braço nos ministérios do Turismo e da Defesa e que podem nos ajudar. Esse é só o início de uma grande discussão. Estamos agradecidos pelos representantes das forças estarem aqui hoje e agradecemos pelo trabalho integrado que desenvolvem na cidade, pois atuam incansavelmente a fim de combater a criminalidade em Ubatuba”, finalizou Sato.

_DSC0089-1_DSC0089-1