Poder Executivo Municipal

Unidade de Reabilitação passa a funcionar em novo local

Unidade de Reabilitação passa a funcionar em novo local

Após dois meses e meio de reforma, a Unidade de Reabilitação (Unir) da secretaria de Saúde de Ubatuba retoma o atendimento a seus pacientes na próxima segunda-feira, 13 de maio, em um novo espaço, situado na rua Dr. Esteves da Silva, 447 – Centro, antiga sede do posto de saúde Umuarama.

O espaço foi totalmente reformado e apresenta vantagens em relação à antiga sede como:

– área coberta na entrada;

– espaço maior de recepção;

– uma sala multiprofissional a mais utilizada por diferentes terapeutas no trabalho de estímulo às crianças;

– uma sala exclusiva para a psicologia;

– um banheiro adaptado;

– uma sala de reuniões de equipe;

– ampliação e adequação do espaço administrativo

O atendimento multiprofissional da Unir ajuda pessoas com deficiência permanente ou temporária a terem e manterem uma funcionalidade possível, promovendo a reintegração social do paciente. Segundo o Ministério da Saúde, a pessoa portadora de deficiência é “aquela que apresenta, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gerem incapacidade para o desempenho de atividades dentro do padrão considerado normal para o ser humano.”

Assim, no setor de Ortopedia da Unir, são atendidas pessoas que passam por fraturas, cirurgias ortopédicas ou dores agudas. Já o setor de Fisioterapia Neurológica atende pessoas que tiveram AVC, popularmente conhecido como derrame, crianças com paralisia cerebral, más formações congênitas, que nascem com síndromes, adultos com as mais diferentes patologias que passam por cirurgia como câncer de mama e pacientes que sofrem amputações.

No caso do setor de Fonoaudiologia, são atendidos principalmente casos de disfagia, isto é, pessoas com dificuldades para engolir, por exemplo, em decorrência de derrame e que usam sonda e precisam retira-la. “Há também crianças com síndrome ou outras deficiências que têm que têm que usar sonda e ficam com dificuldades de deglutição”, explica Leovigilda Cesar, coordenadora da Unir.

Já o setor de Terapia Ocupacional cuida do retorno à função após uma lesão, por exemplo, o derrame. “As ações têm o objetivo de ajudar o paciente a retornar para as atividades diárias da vida – comer, vestir-se, tomar banho, se não sozinha, pelo menos com a menor dependência possível”, acrescenta.

A equipe da Unir ainda conta com uma psicóloga que atende os pacientes da unidade e suas famílias que passam por diferentes situações após uma doença ou uma perda. Os pacientes são encaminhados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) e demais equipamentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Unir também promove ações educativas em saúde, como participação na Semana do Bebê e a Jornada da Rede da Pessoa com Deficiência que, em 2019, chega a sua terceira edição.

O telefone da Unir se mantém o mesmo: (12) 3832-4111.

 

Funcionario
/* * VLibras */