Poder Executivo Municipal

Projeto “Viva Bem” oferece exercícios para pacientes com dores crônicas

Projeto “Viva Bem” oferece exercícios para pacientes com dores crônicas

O projeto “Viva Bem”, desenvolvido pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), oferece todas as quartas-feiras, a partir das 8h30, práticas de exercícios físicos voltados para pacientes que sofrem com dores crônicas há mais de três meses.

A atividade coletiva é disponibiliza aos moradores dos bairros Estufa II e Sesmaria. O público-alvo são pacientes com artrose; fibromialgia; artralgia; dor lombar; que receberam alta da UNIR – Unidade de Reabilitação; reumatológicos; e pessoas que foram encaminhadas para fisioterapia. Para participar é preciso ter mais de 18 anos e não apresentar alteração cognitiva ou dor crônica severa que impossibilite a realização dos movimentos.

As atividades são realizadas na Associação dos Amigos do Bairro da Estufa II (SABE), localizada na Praça Maracanã, 311 – na Estufa II. Os participantes do grupo de exercícios precisam apresentar no dia Cartão SUS e CPF.

A fisioterapeuta Juliana Togashi Prado, da coordenação da Saúde da Família, explica sobre os principais benefícios do projeto. “O objetivo é controlar dores crônicas e prevenir agravos de patologias. Com os exercícios é possível promover educação em saúde, a fim de conscientizar sobre a importância da mudança de hábitos simples para qualidade de vida. O hábito de se exercitar é fundamental também para evitar o sedentarismo e aliviar as dores crônicas”, ressaltou.

De acordo com a fisioterapeuta, os exercícios do grupo são, em sua maioria, de fortalecimento muscular. “As atividades aumentam a massa muscular, a força e a densidade mineral óssea. Além disso, melhora a capacidade do nosso corpo em eliminar o açúcar e a gordura da corrente sanguínea e melhora a nossa capacidade de realizar atividades diárias, como subir escadas ou levantar de uma cadeira”, destacou Juliana, lembrando ainda que para aliviar as dores é preciso um conjunto de ações, como manter-se em movimento, ter um sono adequado e uma alimentação balanceada.

Os exercícios do projeto “Viva Bem” são comandados pela fisioterapeuta Camila Della Via, pela psicóloga Marielza Bregalda e pela assistente social Iara da Silva Souza Oliveira.

/* * VLibras */