Prefeitura amplia valor de repasse para o transporte de universitários

O prefeito Mauricio (PT) reuniu-se no último domingo com uma pré-comissão dos estudantes ubatubenses e confirmou para agosto, mês de recomeço das aulas, um aumento no repasse para o custeio dos transportes dos alunos que estudam em outras cidades.

Idealizada recentemente, a comissão está em construção e tem como objetivo apresentar propostas para o governo sobre a melhor forma desse repasse acontecer, além de produzir um estudo sobre a questão das universidades na cidade.

De acordo com o prefeito, o valor do aumento ainda não foi definido, mas pode chegar a R$ 10 mil. Atualmente, a prefeitura investe no setor cerca de R$ 44 mil.

Durante o encontro, o prefeito também informou os presentes sobre o orçamento da cidade, sobre as dificuldades em aumentar os repasses e mencionou o empenho do governo em trazer uma universidade para o município.

“Esperamos que os universitários apresentem propostas para o governo sobre a melhor forma de repasse, ou seja, como o estudante quer que esta verba publica seja repassada para o custeio do seu transporte. Entretanto, não podemos trabalhar apenas com a idéia de aumentar o repasse. De algum lugar esta verba terá de sair. Por isso, nosso principal esforço está em trazer uma universidade para Ubatuba, para que nossos jovens não sejam obrigados a viajar em busca de um curso superior”, explica Maurício.

“Esse aumento no repasse é provisório até dezembro, quando a comissão estará mais estruturada. Então sentaremos com o prefeito para ver o que pode ser melhorado e de que forma”, explica Victor Vassimon, estudante nomeado para fazer parte da comissão pela prefeitura.

Integrante do DCE do Instituto Técnico Federal, Lucas Teixeira Ribeiro atua na área de auxílio aos alunos e participou do encontro. “Eu gostei da reunião e da criação da comissão. Esse aumento no repasse é um bom começo”, afirma o jovem.

“A comissão vem em boa hora e representará um canal de comunicação para a associação apresentar projetos como forma de contra-partida aos recursos investidos pela prefeitura”, pontua Paulo Nascimento Alves, estudante de Direito do Módulo e integrante da comissão.