Secretaria de Educação de Ubatuba promove projeto sobre posse responsável de animais

A guarda responsável de animais agora é temática do programa de Horário de Reparação Paralela (HRP) desenvolvido nas escolas municipais de Ubatuba.

Na última quarta-feira, 17, a coordenadora do HRP, Cristiane Gil, reuniu 42 professores, que atuam em todas as unidades de Ensino Fundamental do Município, e que desenvolvem atividades com alunos do nível Fundamental I e II (alunos da EM Tancredo Neves – até o nono ano) para a apresentação do tema.

“Esses professores levarão o tema e a discussão sobre o assunto para as suas respectivas escolas e realizarão, a partir do tema, atividades com seus alunos”, afirmou Cristiane.

Segundo ela, o objetivo é a diminuição do número de abandono, de casos de maus tratos e de casos de zoonoses, aumentando as adoções conscientes. A ideia é de que a criança se sensibilize e dissemine a informação, bem como cobre atitudes responsáveis de seus familiares e vizinhos.

“Unificamos o tema para o projeto e oportunizamos que os docentes elaborassem, em cima desse tema, propostas para trabalhar conceitos como matemática, língua portuguesa e desenvolvimento textual. Nós vamos compilar essas propostas e entregar a cada unidade para que aconteça um intercâmbio de ideias”, explicou a coordenadora.

Como uma forma de embasamento sobre o tema para os profissionais que estarão à frente dos trabalhos, Cristiane estabeleceu parceria com a Veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Joana Pedro Gonçalvez, que ministrou uma palestra de sensibilização sobre o assunto aos docentes e vai oferecer suporte para o desenvolvimento do projeto.

“É um tema muito próximo da realidade das crianças, o que facilita o desenvolvimento das atividades e o interesse. Não é nada fora da realidade delas”, acrescentou a coordenadora.

Material

Gratuitamente, Ubatuba recebeu da secretaria estadual de Meio Ambiente, por meio da coordenadoria de Educação Ambiental, a doação de publicações do livro “Chico só queria ser feliz”, base para o trabalho pedagógico, além de receber, ainda o material da campanha do Conselho Regional de Medicina Veterinária-SP (folderes e cartazes).

HRP

O HRP já é uma prática comum no município e que, segundo a coordenadora, gera um retorno muito positivo. A novidade é que, agora, funciona em três frentes: a pedagógica, a psicopedagógica e a temática.

O trabalho referente à posse responsável se encerra junto com o primeiro semestre do ano letivo. A apresentação desses resultados será feita em um Seminário, que acontece no dia 28 de junho, no auditório da Unitau.

Posse Responsável _ Educação (2)_edit