Poder Executivo Municipal

12 motivos para ir à Festa de São Pedro Pescador

12 motivos para ir à Festa de São Pedro Pescador

Finalmente a última semana de junho chegou e, além das férias escolares de julho, tão aguardadas pelos estudantes, estarem à vista, trata-se de uma época tradicionalmente marcada pela Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba – o santo padroeiro dos pescadores.

A programação do evento é recheada de cultura viva, muita música e expressões artísticas e, claro, ela não poderia ficar de fora da nossa listinha semanal de 12 itens.

Nesta edição, a gente elencou 12 informações sobre a Festa – a maioria, são coisas que não podem faltar durante a comemoração. Confira:

Encontro da procissão do mastro com a procissão de canoas

Com saída da Paróquia Exaltação à Santa Cruz, o mastro percorre as ruas e segue para a abertura oficial do evento, onde encontra com a imagem de São Pedro que chega pela procissão de canoas e, então,  culmina com a benção concedida pelo padre. É aí que a festividade começa para valer….

procissao do mastro

Procissão marítima

Como trata-se do santo padroeiro dos pescadores, eles não poderiam ficar de fora. Modéstia à parte, é um dos momentos mais incríveis que chama atenção inclusive da mídia televisiva, que registra a emoção e gratidão durante a procissão em meio às embarcações cuidadosamente enfeitadas – não podemos esquecer que também tem o concurso de decoração das embarcações. É uma mais linda que a outra!

procissao maritma

Missa Campal

Após o encerramento da Procissão Marítima, a imagem de São Pedro, acompanhada de muitos fiéis, é levada de volta para o local do evento, onde também é realizada a Missa Campal, celebrando a devoção dos pescadores ao seu santo padroeiro.

missa campal_fundart

Tainha na brasa

A barraca com a tainha assada é uma das coisas que os frequentadores mais procuram, principalmente, porque trata-se da época em que a pesca da espécie está no auge – de maio a julho, a tainha, proveniente do Rio Grande do Sul, faz uma migração na costa brasileira, passando por Ubatuba, o que faz que exista “fartura” e êxito na pescaria. Fala a verdade se é ou não é uma delícia sentar nas barraquinhas para desfrutar de um prato caiçara e, ainda, contemplar as apresentações artísticas?!

tainha_fundart

Leilão de remos

Promovido pela Fundação de Arte e Cultura (Fundart), o leilão conta com remos produzidos pelos próprios artistas do município, que fazem parte do grupo setorial da Fundart. Geralmente, os remos trazem alguma temática inspirada na cultura caiçara ou na relação com o mar. Dá vontade de levar todos para a casa!!!

leilao de remos

Consertada

A consertada é uma bebida de sabor suave, criada em Ubatuba, para que as mulheres pudessem acompanhar os maridos quando chegavam da pesca e “matavam o bicho” (bebiam a pinga). Feita à base de mel, cravo e canela –esses ingredientes que “consertavam” a bebida para que atendesse melhor o paladar feminino –  hoje é encontrada em algumas festas tradicionais caiçaras e a festa de São Pedro Pescador é uma delas.

concertada bebiba_ ecodurismo

Dança e músicas tradicionais

Quadrilha, fandango caiçara, maracatu, congada, dança da fita e muito mais encantam os olhos e preenchem o coração dos que apreciam as apresentações. Vale muito à pena prestigiar.

0921-danca-tradiciona-festa-spedro_edit-770x417

Concurso da rainha dos pescadores

O evento tem como objetivo destacar a beleza da mulher de Ubatuba, principalmente aquelas que estão, de alguma forma, ligadas às tradições caiçaras, ao mar e aos pescadores. Viva a beleza da mulher caiçara!

concurso rainha

Vila caiçara (rancho, capela e tablado)

O cantinho reproduz aquele ambiente típico caiçara….  quem visita se sente tele transportado a um lugar que tem a carinha do povo daqui, feito com muito carinho, construído com barro pelas mãos de pessoas que têm muita história pra contar…

Vila caiçara _ fundart

Corrida de canoas

A corrida de canoa caiçara da Festa de São Pedro Pescador reúne famílias e admiradores de uma cultura que tem se fortalecido a cada ano. O espetáculo, que acontece sempre domingo de manhã, demonstra a força e destreza dos canoeiros, além de ser uma das principais manifestações culturais do caiçara.

corrida de canoa caiçara_ fundart

Café caiçara

A casa da vila caiçara é o ponto para quem gosta de degustar cafés, paçoca e outras iguarias da cozinha caiçara. Por mais que você tome café todos os dias, o café da festa tem um gostinho todo especial – não só por ser feito ao fogão à lenha, mas por ser adoçado com cana de açúcar.

cafe caiçara

Praça de eventos

A festividade acontece na Praça de Eventos mas, nem sempre foi realizada nesse local – já foi realizada onde atualmente é instalada a feira de artesanato e, também, na Ilha dos Pescadores. Hoje a maioria das atividades acontece na avenida Iperoig – onde fica montado o palco que recebe diversas atrações.

Prala de Eventos

Depois de ver tudo isso, o que você está esperando pra prestigiar? Corre que depois, só ano que vem…

 

(Fotos: Fundart/ Ecodturismo e Prefeitura de Ubatuba)

 

 

Funcionario
/* * VLibras */