Poder Executivo Municipal

Carnaval com saúde em Ubatuba é de prevenção às DSTs, ao HIV e ao mosquito da dengue

Carnaval com saúde em Ubatuba é de prevenção às DSTs, ao HIV e ao mosquito da dengue

A prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e à transmissão do vírus HIV, da Aids, é o foco da ação de Carnaval organizada pela Vigilância em Saúde de Ubatuba.  As ações acontecem na região central e na Maranduba, principais concentrações de foliões.

No Centro, a tenda de apoio ficará instalada na Praça de Eventos e funcionará das 20h30 às 23h30, a partir desta sexta-feira, 5, até a segunda-feira, 8. A equipe de trabalho é composta por agentes e funcionários do Ambulatório de Infectologia, da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância em Saúde e do programa de saúde da família.

Eles percorrerão o eixo Centro-Itaguá para distribuir preservativos masculinos e femininos, além de orientar sobre cuidados a serem tomados durante as relações sexuais. O mesmo acontecerá na Praia Grande e na Maranduba. A expectativa é de distribuir entre 15 e 20 mil preservativos.

Já durante o dia, as equipes de saúde que atuam no projeto Verão com Mais Saúde fazem a distribuição dos preservativos e também de gel lubrificante nos contêineres localizados nas praias Maranduba, Praia Grande e Perequê-Açu, que são as que apresentam maior movimento.

Nesses locais, os veranistas recebem ainda informações sobre a necessidade de semanalmente eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Funcionario
/* * VLibras */