Poder Executivo Municipal

Centro de Especialidades Odontológicas ampliará serviços a pacientes especiais

Centro de Especialidades Odontológicas ampliará serviços a pacientes especiais

A equipe do Centro de Especialidades Odontológicas de Ubatuba reuniu-se com diversas associações e familiares de pacientes de portadores de necessidades especiais do município na tarde de terça-feira, 28, com o objetivo de discutir as principais necessidades em relação ao atendimento odontológico desse segmento e ampliar o serviço.

Pela Prefeitura de Ubatuba, estiveram presentes na reunião profissionais envolvidas com o atendimento a esse tipo de paciente em diferentes setores: departamento de Saúde Bucal do município e Centro de Especialidades Odontológicas, ambos vinculados à secretaria de Saúde, departamento de Educação Especial e Centro Interdisciplinar de Apoio às Necessidades do Aluno (Ciranda), da secretaria de Educação. Também esteve presente uma representante da secretaria de educação do estado de São Paulo.

Já por parte das associações, participaram da reunião integrantes dos projetos Amigos do Mamute e Fazendinha Brincar e Educar, da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), da Associação de Pais Espectro Autista de Ubatuba (Apeau), da Associação Ubatuba Eficiente (Aubae), de deficientes físicos e visuais e da Associação de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba (Sapouba).

“Queremos oferecer o atendimento não só no Centro de Especialidades Odontológicas como também fora dele e desenvolvê-lo ainda mais”, explica Patricia Mello, coordenadora de Saúde Bucal do município. “A Odontologia não é só o atendimento clínico prestado, mas também o suporte fora do ambiente do centro, que é de apoio às associações, como palestras, rodas de conversa e oficinas práticas para pais, cuidadores e familiares sobre diferentes temas como, por exemplo, higiene oral, explicação de como funciona a odontologia para pacientes especiais e dieta não-cariogênica (de prevenção a cáries)”, completa.

Ela destaca ainda que o atendimento primordial para um tipo de paciente especial nem sempre é o mesmo para outro: “Um autista tem necessidades diferenciadas em relação a um deficiente físico ou visual ou uma pessoa em tratamento de câncer ou com hipertensão controlada”.

Atualmente o Centro conta com uma dentista especialista em atendimento a pacientes especiais, que atua por 30 horas semanais e realiza em média 200 procedimentos por mês, abrangendo pacientes autistas, hipertensos não controlados (descompensados), deficientes físicos, pacientes oncológicos (em tratamento contra o câncer) e com diferentes tipos de síndrome.

“A iniciativa mostra o quanto a atual gestão está preocupada com a saúde de toda a diversidade da população e em todos os aspectos, como o da saúde bucal. Sinto-me orgulhosa de fazer parte desse time”, destaca a secretária-adjunta de Saúde, dra. Aparecida Enomoto.

0329-atendimento-odontologico-especiais2

Funcionario
/* * VLibras */